sábado, 1 de agosto de 2009

Sete Lagoas - Final feliz!

Sábado, 18/07 rodadas 3 e 4
Manhã ensolarada, nem uma nuvenzinha no céu. A orla da lagoa Paulina estava ainda mais bonita. Durante a breve caminhada até o Iporanga Social Clube, local do evento, eu papeava com a patroa e apreciava a paisagem, evitando pensar em xadrez. Também pudera, na frente do meu nome na tabela de resultados tinha um roque menor... é mesmo pra esquecer.

Na terceira rodada, de manhã, enfrentei a Gabriela Marques. Sua postura séria e determinada frente ao tabuleiro mostra que em pouco tempo ela vai dar trabalho pros marmanjos. Ela jogou bem a abertura, mas depois sua inexperiência pesou e, apesar da resistência tenaz, levei o ponto.

Na quarta rodada foi a vez de Catarina Brandão, de 9 aninhos! A linda Catita sabe muito pra sua idade. Após a partida tivemos um rápido post-mortem e fiquei impressionado com sua alegria e vivacidade!

Domingo, 19/07 rodadas 5 e 6
Após umas biritas e uma boa noite de sono acordei totalmente revigorado. O café reforçado e a beleza da manhã deram-me um novo ânimo. Preciso de 1 ponto em duas partidas para cumprir a meta estabelecida: 50%. Vamos que vamos!

Marcelo Menezes 0-1 Mário Guimarães
Comecei a partida bem-humorado e tranquilo. Joguei solto e perigosamente relaxado! No fim, com a vitória, achei que fiz um bom jogo. Conferindo agora com o amigo Ribamar vi que fiz alguns lances fracos e tive sorte, porque o garoto respeitou demais minha siciliana. Ele demorou a se decidir, protelou demais o ataque e quando quis botar as manguinhas de fora já era tarde.

O final da partida teve um momento interessante. A posição ao lado é após o lance 20... Rc3!
O "centroavante segurando a zaga" não é nenhuma maravilha de sacrifício, é óbvio que a torre não pode ser tomada. No entanto, é uma massagem no ego de qualquer velho capivara. É muito bom fazer um lance assim, principalmente pelo fator psicológico. Fiz o lance e fui pitar meu cigarrinho, deixando o garoto lá, matutando - foi nessa hora que veio o castigo de Deus e sapequei a fuça no vidro!. A situação das brancas não é desesperada, mas requer cuidados. A defesa tem que ser precisa senão a casa cai.

A partida seguiu: 21. Be2 O garoto gastou uns 20 minutos e não jogou o melhor, que na minha opinião é 21.Qd1 e ao qual eu responderia Bb5. Ribamar confirma a correção de minha análise.
21... Bb5 Minha mão coçou pra tomar em g3 e entrar de cavalo em e4 visando c3, mas eu acho que Qd3 defende. Resolvi não perder tempo e aproveitar o momento psicológico. Ribamar diz que o melhor é rocar, mas isto nem me passou pela cabeça. No caso de um troca-troca geral o Rei está bem colocado no centro. 22.Bxb5? Vixe, isso é muito ruim! Abriu a porteira! Será que ele pensou que eu ia tomar de dama? 22... axb5 23.h3? Nas palavras de um amigo "se suicidou-se a si próprio!" 23... O-O É a primeira vez que roco no lance 23! 24. bxc3? Resolveu acabar com a agonia e entregou a rapadura. 24... bxc3 Nem vi que tinha mate em 3 com Ra8! 0-1

Mário Guimarães 0,5-0,5 Walter Godinho
Missão cumprida, tranquilidade total, o que vier é lucro! O único problema é que não posso esperar o final da rodada por causa do táxi pra BH. A tática é jogar rápido e partir pra cima. Eu sei que o menino é bom, mas seja o que Deus quiser! Assim que mostrei as garras o garoto ofereceu empate. Bão demais, sô!

Nenhum comentário: