quinta-feira, 30 de julho de 2009

Aberto do Brasil - Sete Lagoas - Mau começo!

Surpresa na 1ª rodada: meu adversário é deficiente visual! Roberto Carlos Hengles, rating FIDE 1955, CBX 1935, campeão brasileiro da categoria, medalhista em Pan-Americano de Deficientes Visuais e já representou o Brasil em competições internacionais.
Observe na foto ao lado o relógio especial. Os botões vermelhos, quando acionados, informam ao jogador o tempo restante!
(clique para ampliar)

Neste meu primeiro embate com um deficiente visual eu tive algumas dificuldades de adaptação. Numa partida normal o jogador faz o lance, aciona o relógio e depois anota na planilha "com o relógio do adversário em movimento". Neste caso o jogador faz o lance, canta a jogada para o adversário e só depois aciona o relógio e anota na planilha. Pra quem não está acostumado é uma preocupação a mais e preciosos segundos vão embora a cada lance. Outra preocupação: a partida era no ritmo de 2h nocaute - o relógio especial do Roberto não tem incremento - assim, eu não podia contar com aqueles 30 segundos salvadores num caso de apuro de tempo. Pra piorar as coisas o cara joga muito rápido!

Roberto Hengles 1-0 Mário Guimarães

1. e4 c5 2. Nf3 d6 3. d4 cxd4 4. Qxd4 Eu já usei esta variante de brancas, para evitar linhas muito analisadas e como elemento surpresa. Nc6 5. Bb5 Bd7 6. Bxc6 Bxc6 7. Bg5 Nf6 Aprendi a não dar confiança a esses lances estranhos! Se agora 8.Bxf6 gxf6 e fico com o par de bispos e um centro forte. 8. Nc3 e6 9. O-O-O Be7 10. Rhe1 O-O 11. e5 dxe5 12. Nxe5 Qxd4 (?) O lance não é tão ruim a ponto de merecer a interrogação. Ela só está aí para reprovar os motivos que me levaram a efetuar tal troca. Em outras circunstâncias eu teria jogado 12... Qc7, minha escolha inicial e o melhor na posição. Optei pela simplificação tentando alcançar uma situação mais fácil de lidar para economizar tempo no relógio. Claro que foi uma decisão completamente equivocada. 13. Rxd4 Rfd8?! Seguindo o mesmo raciocínio errado do lance anterior. Eu sabia que não podia tomar em g2 porque 14.Nd7 complica minha vida, mas... 14. Nxc6 bxc6 ... acabei numa posição inferior. 15. Rc4 Nd5 16. Bxe7 Nxe7 Por enquanto a posição está sustentável, mas pra ser honesto "aimenot filingude!" 17. Re5 Kf8 18. Ra5 Rd7 19. Rca4 Nd5 20. Nxd5 cxd5 21. b4 Rc7! Um lance bom e necessário pra conseguir algum contrajogo. 22. Kd1 Ke7 23. b5 Rb7 24. c4 dxc4 25. Rxc4 Rd8+ 26. Kc2 Rbd7 27. Kb3 Rd3+ 28. Rc3 Rxc3+?! É melhor manter as duas torres. 29. Kxc3 Rd7 30. Ra6 Kd8 31. a4 Kc8 32. Kb3 Kb7 Roberto também não fez os melhores lances e eu igualei a partida. Meu problema é o relógio. 33. Rc6 Rd3+ 34. Rc3 Rd2 35. Rf3 Rd7 Avançar f6 ou f5 é melhor. Olhei o relógio, pouco mais de 3 minutos, partida nocaute... puxei a torre de volta! 36. Kb4 f6 37. a5 Rd4+ 38. Kc5 Rd5+ 39. Kc4 a6 40. Rb3 axb5+? Joguei ao toque, errei feio e este lance deveria decidir a partida. No entanto, apurado no tempo, cantei o lance errado. Corrigi imediatamente, mas Roberto acionou de volta meu relógio e formou-se um pequeno bafafá. O árbitro auxiliar, André Luiz, nesta hora estava ao lado da mesa e tentou argumentar com o meu adversário dizendo "ele cantou errado, mas fez o lance correto no tabuleiro". Provavelmente ele me puniria e daria os devidos acréscimos ao Roberto, mas este exigiu a presença do árbitro principal. Assisti a tudo de camarote, caladinho no meu canto, mas até que pararam o relógio eu perdi preciosos segundos. O árbitro principal veio, garantiu o acréscimo de 2 minutos ao Roberto em caso de necessidade (pouco provável, ele tinha uns 20 minutos!) e a confusão acabou. 41. Kb4? Este erro, provavelmente causado pelo nervosismo do Roberto, poderia mudar o resultado da partida. Ka6 42. Rg3 Rd2?! 43. Rxg7 1-0 Olhei o relógio (58 segundos) e cumprimentei o adversário.

Considerando os atropelos, até que fiz uma boa partida. Não reclamo das condições de jogo, está tudo previsto nas leis do xadrez, mas da minha falta de costume com o esquema. Em tal situação eu deveria ter adotado uma postura mais competitiva. Por exemplo, eu poderia ter sacrificado um pouco o café e o cigarro e me concentrado mais na partida. Na próxima levo uma super bonder e colo minha bunda na cadeira!

Bem, mesmo borocoxô, com o astral lá embaixo, precisei correr. Minha partida foi a última a terminar e tive menos de 1h de intervalo. Corri pro hotel, banho rápido, lanche rápido, corri de volta, cheguei em cima da hora, sentei, cumprimentei o adversário e... joguei minha pior partida dos últimos tempos!

Mário Guimarães 0-1 Jerry Dibai
Após uma abertura recheada de lances sofríveis, chegamos a esta posição:
14. e5?
A pergunta é: o que leva um sujeito a fazer um lance deste? Tive chances de efetuar este avanço em melhores condições e não o fiz. Agora que não podia... PQP! O mais interessante foi como se deu a coisa: de imediato pensei em 14.Ne3. Cheguei a levantar a mão sobre o tabuleiro, mas parei no meio do caminho. Pensei com meus grugumios "avanço e5, trago a TD pro centro e tenho compensação pelo peão". Isto, claro, após uma longa reflexão de uns 15 segundos.!
bxc4 15. exf6 cxd3 16. Qxd3 Bxf6 17. Bh6 Rfe8 18. Rad1
De acordo com meus cálculos mirabolantes agora eu teria compensação pelo peão. Estabelecida a posição, vi que não era bem assim. Em condições normais eu poderia espernear e tentar meio pontinho ou algum milagre... mas baixou um desânimo total. O resto foi jogado no piloto automático e beira ao ridículo.

Minha salvação foi a patroa. Se estou sozinho entro no primeiro boteco e... Deus é grande!

Nenhum comentário: