quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como jogar um bom torneio (by Katar)

Já disse mais de uma vez que sou um assíduo frequentador de blogs alheios. Gosto de fuçar aqui e ali e estou sempre descobrindo posts interessantes. No blog do Katar encontrei umas dicas ótimas que vem bem a calhar com meu momento atual.

Katar conta que venceu um torneio de clube e relaciona alguns fatores que considerou determinantes em sua boa performance. Tomei a liberdade de traduzir o mais relevante (meus comentários em itálico) e espero que o gringo não se importe, já que está devidamente creditado:

- Concentração e foco
Fiquei completamente concentrado em cada partida e nunca saía da mesa de jogo. Tanto que no final nem me lembrava quem jogou nas mesas ao lado! Também, tomar um banho e vestir roupas confortáveis antes de cada partida faz uma grande diferença.

Taí uma coisa que preciso aprender: parar com a mania de levantar toda hora da mesa e me concentrar mais na partida. Claro que um bom banho deixa a gente "desperta" e roupa confortável é essencial.

- Confiança e resistência mental
Eu sempre acreditei que poderia vencer. Mesmo quando minha posição não era tão boa eu encontrava os lances mais desafiadores. Eu acho que esta atitude mental implacável também põe pressão psicológica no adversário.

Otimismo e perseverança sempre são bons conselhos.

- Avaliação objetiva
Eu procurava os melhores lances e sequências para ambos os lados e calculava tanto quanto possível (normalmente cerca de 5 ou 6 lances). Muitas vezes eu deixei de fazer o lance que eu queria jogar porque não podia justifica-lo.

Tenho muita dificuldade de cálculo. Talvez mais concentração (1ª dica) ajude neste aspecto.

- Administração do tempo
Gastei normalmente de 3 a 4 minutos por lance e até 15 minutos nos momentos críticos. As partidas que ganhei eu consegui uma vantagem decisiva com cerca de 10 minutos ainda no relógio, o bastante para vencer confortavelmente.

Um bom método para o ritmo atual de partidas pensadas.

- Ausência de erros graves
Isto é mais um derivado dos 4 itens anteriores. Eu praticamente eliminei os "acidentes" nos meus últimos torneios.

Concordo plenamente, mas... como fazer um capivara não capivarar? só pegando com São Cipriano! :-)

Katar fecha o post com uma advertência: Não me entendam mal, eu tenho feito milhares de exercícios táticos e lido muitos livros, mas sem os conselhos acima, conhecimento e habilidades especiais são irrelevantes.
***
Bem, dicas como concentração máxima, boa administração do tempo, perseverança, etc., podem não ser novidade. No entanto, quando vem de uma experiência prática como a de nosso amigo Katar, serve muito bem para "abrir nossos olhos". Bela receita de como fazer um bom torneio!

Nenhum comentário: