segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Tiradentes (4) Terceira Rodada

Meu adversário é filho do Sr. Eurico Moura, um dos maiores incentivadores do xadrez na zona da mata mineira, que eu tive a honra de conhecer em abril de 2007, em Viçosa. Tal pai, tal filho. Marcelo é uma cara simpático e agradável, gente muito boa! Estava acompanhado da mulher e da filhinha, uma loirinha linda, parecendo uma bonequinha, dessas que a gente só vê em comercial de TV.

Esta foi, para mim, a partida mais importante do torneio. Gostei principalmente de minha atitude frente ao tabuleiro. As circunstâncias em que a partida foi jogada e os fatores que me levaram a tomar as decisões que tomei deixaram-me plenamente satisfeito. Após uma viagem longa e duas rodadas difíceis, eu tinha pela frente um adversário claramente superior (rating FIDE 2130), um dente infeccionado que voltou a incomodar e o cansaço. Pra piorar as coisas cheguei 10 minutos atrasado.

Joguei 1.d4, comecei a preencher a planilha e recebi imediatamente um c5 na cara. Perdi mais 10 minutos decidindo o que fazer. Enfrentar uma Benoni ou talvez um Gambito Benko não me apetece, ele deve conhecer bem essas linhas. E agora, José? Bom, quem tá perdido não caça caminho, vou tentar transformar isto numa siciliana, talvez um Gambito Morra e seja o que Deus quiser! Pelo menos estou em território conhecido e mais ou menos sei o que fazer.

E não é que deu certo? Marcelo parecia um pouco desconfortável e não era pra menos, passou de "gambiteiro" a "gambitado". Depois da partida ele me disse que gostava de jogar o Morra de brancas e brincou "quase que eu lhe pedi pra mudar de lado!"

Saí do trilhado com 11.Bg3, tentando manter e5 e d6 sob mira e comecei a perder as rédeas da partida. Ele começou a simplificar, pra valorizar o peão a mais, e eu estive prestes a sacrificar a qualidade com 14.Nxd4, só não o fazendo devido ao relógio. A coisa não estava caminhando muito bem quando fui presenteado com 15... Rc8? (horrível, segundo Marcelo), que me permitiu recuperar o peão e ficar em melhor posição. Poeira assentada, mais 2 ou 3 lances, ofereci empate (restavam-me 10 minutos).

Fui-me embora antes de terminar a rodada para não cair em tentação, afinal é muito fácil algum companheiro "mal-intencionado" arrastar-me para uma cervejinha...

Abaixo o visor e o pgn:



Ps.: O visor classifica equivocadamente a abertura.
O correto é B21 - Siciliana, Gambito Morra.

[Event "Classificatório Camp. Mineiro"]
[Site "Tiradentes - MG"]
[Date "2008.09.20"]
[Round "3"]
[White "Guimaraes, Mario"]
[Black "Moura, Marcelo"]
[Result "1/2-1/2"]
[ECO "B21"]
[WhiteElo "1803"]
[BlackElo "2130"]

1. d4 c5 2. e4 cxd4 3. c3 dxc3 4. Nxc3 d6 5. Nf3 Nc6 6. Bc4 Nf6 7. O-O e6 8.
Qe2 Be7 9. Rd1 Bd7 10. Bf4 e5 11. Bg3 O-O 12. Rac1 Bg4 13. Qe3 Nd4 14. Be2
Nxe2+ 15. Qxe2 Rc8 16. Bxe5 Qa5 17. Bd4 Rfe8 18. h3 Bh5 19. a4 1/2-1/2

4 comentários:

Derlei disse...

Hum jogaste interessantemente a abertura, porém por que não jogou 7.e5! que é o lance característico do gambito morra???. Abraço!Grande blog! Se quiser dá uma olhadinha no meu - chessherebrazil.blogspot.com - Valeu!

Derlei Alex Florianovitz

Masegui disse...

Derlei,

Eu analisei pouco 7.e5 e não tive garantias de recuperar o peão. O TR era 1:10h KO e eu já estava 20min pior no tempo. Assim, preferi manter a pressão, sem complicar muito.

Mas você tá certo, e5 é temático e merece uma análise mais profunda.

Obrigado pela visita, vou retribuir.

Mário Sérgio

Anônimo disse...

So hoje, vi seu comentario sobre a partida. Quem me falou foi seu amigo Sergio de GV, com quem por sinal, fiquei mais de 1 hora conversando pelo Skype.
Agora, vou encaminhar o endereço para o Marecelo, que vai gostar de ler. Certamente não sabe tambem.
Sua ausencia, é muito sentida pelo amigo de GV.
Abração.... e por favor, tira aquele palavrão que vc inseriu no início de seu comentario. Filho do SR. Eurico.... foi como uma PEDRADA NA TESTA...
Eurico Moura

Masegui disse...

Mestre Eurico (sem o SR.!)

Obrigado pela visita!

Grande abraço, Mário Sérgio