quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tiradentes (2) Primeira rodada

Sugestão à FMX:

No emparceiramento inicial eu caí na mesa 16, contra um rapaz de São João del Rey. Quando olhei a lista de participantes fiquei preocupado. Lembrei-me do acontecido em Viçosa, ano passado, quando fui emparceirado "propositalmente" com o nº 1 do torneio na primeira rodada (o dia que eu estiver com a pá virada conto essa história direitinho, nos mínimos detalhes!). Desta feita não houve, a meu ver, influência no desenrolar do torneio, mas quero deixar um alerta para que sirva de exemplo para os próximos eventos.

Na lista de participantes, utilizada pelo sistema suiço para o emparceiramento inicial, só constava o rating FIDE dos jogadores. Ora, o torneio não vale nem rating CBX, quanto mais rating FIDE! Se é válido apenas para o rating da Federação Mineira, por que não considerar, também, tal rating? Tá certo que o meu rating atual da FMX (1803) está baseado apenas em meia dúzia de partidas, mas já é alguma coisa, né mesmo? Pela lógica, quem não tem rating nenhum deveria ficar depois de mim na relação, estou correto? Mas não foi isto que aconteceu! Qual foi, então, o critério utilizado? Ordem alfabética não foi, basta olhar a relação inicial. Na minha opinião a lista inicial deveria ser feita assim: Rating FIDE, CBX, FMX e os demais pela ordem alfabética. Fica a sugestão.

Primeira partida:

Mário Guimarães X Leonardo José da Silva
Classificatório Camp. Mineiro 2008 - Tiradentes - MG

Sentei-me à mesa 16, cumprimentei o adversário e comecei a preencher a planilha. Ele olhou pra mim, meio sem jeito e disse baixinho "acho que eu vou me enrolar, nunca joguei usando essa folhinha". Eu disse que o ajudava e que se necessário ele poderia copiar de minha planilha. Foi assim a partida inteira. Ah, nos primeiros lances eu tinha que lembra-lo de acionar o relógio. Senti-me relaxado, imaginando que não teria problemas na partida.
1. d4 d5 2. Nf3 h6?! Quando contei ao Luciano sobre esse lance, ele disse "ele estudou a LCO". (Em nossos blitz, quando saio e4-Nf3-Bc4, ele sempre joga isso pra evitar Ng5. Eu critico e ele responde que é recomendado pela Luciano's Chess Openings! 3. e3 Eu planejei jogar o sistema Colle e resolvi manter. e6 4. c4 Mudança de planos. Resolvi usar o meu ECP (Esquema Contra Principiantes): Desenvolver normalmente, jogar seguro e esperar o adversário errar. c5 Êpa, você é atrevido ou está me copiando? 5. Nc3 Nf6 6. Bd3 cxd4 7. exd4 Nc6 8. O-O Be7 Oh, num é que está jogando direitinho? 9. Bf4 Fiquei tentado a jogar c5, a3, b4 e deixa-lo todo espremido, mas o ECP me manteve na linha. Ribamar me diz agora que teria sido uma boa idéia. a6 10. Re1 O-O 11. cxd5 exd5 12. a3 Recomendado pelo ECP. Re8 13. h3 Idem, idem Be6 14. Rc1 Rc8 15. Bb1 Bd6 16. Ne5 Ribamar diz que este lance não é bom e recomenda Be5. O ECP diz que tanto faz. Qc7 17. Bg3 Qb8 18. b4 b5 Uai, gente, ele sabe jogar direitinho ou eu é que sou frouxo? 19. Ne2 Vou botar esse cavalo aqui, pitar um cigarro e pensar numa maneira de liquidar esse caboclo... ah, meu Deus, perdi um peão! Bão, depois eu resolvo, primeiro o cigarro. Qb6 Ainda bem!! 20. Nf3 O pior é que agora estou começando a ficar apurado no tempo. Cê bem que podia voltar a esquecer de acionar o relógio, né? Bxg3 21. Nxg3 Bd7 22. Qd2 Re6 Ora, ora, quer dobrar as torres aí? 23. Rxe6 Deixo não! fxe6 24. Ne2 Com esse apuro de tempo tá difícil de achar um plano pra liquidar esse caboclo. Ne4 25. Bxe4 Ai, ai, será que sobra material pra dar mate nele? dxe4 26. Ne5 Nxe5 27. Rxc8+ Tá, vamos pro final pra ver como é que fica Bxc8 28. dxe5 Bb7 29. Nf4 Qc6 Armou o mate do Roberto, que sacanagem! 30. h4 Kh7 Ôba, já não tá sabendo o que fazer 31. h5 Ribamar diz que Kh2 é mais forte, mas eu preferi assegurar a posição do pangaré e prender o Rei negro na casinha Bc8? A interrogação é por conta do Ribamar. Eu também acho que esse padreco tava melhor na grande diagonal. 32. Kh2 Mais forte é Ng6 (Ribamar) mas isso eu posso fazer depois Qc7 33. Qd4 Ribamar insiste em Ng6, mas eu prefiro centralizar a dama Bb7 No apuro eu achei isto muito ruim, mas tô vendo agora com o Ribamar que ele não tinha alternativa. O que eu temi, por alguns instantes, foi 33...Qc4. Enquanto ele pensava eu me tranquilizei porque ví que 34.Qd8 Bb7 (único) 35.Ng6 Qc8 (único) 36.Qxc8 Bxc8 37.Kg3 deixava-o praticamente em zug. 34. Nxe6 Qe7 35. Nc5 Senti que estava no papo, era só não desperdiçar no apuro - eu tinha uns 3 minutos. Com tempo eu creio que encontraria o mais forte 35.Qd7! Qh4+ Deixou o bispo pendurado 36. Kg1 E agora José? Bc8? Ôba, caminho errado reverendíssimo 37. Qxe4+ 37.e6 também ganha, mas assim é mais simples Qxe4 38. Nxe4 Bd7 Isso, ajuda aí que o tempo é curto! 39. Nc5 Bc8 40. f4 Kg8 41. Kf2 Kf7 42. Ne4 Ameaço o duplo e já libero o caminho do Rei Bd7 43. Ke3 Bc8?? Yessss! 44. Nd6+ Ke6 45. Nxc8 e após vários lances 1-0

Após o lance 45.Nxc8 aconteceu uma coisa engraçada: Meu adversário levantou a cabeça e disse que ia chamar o árbitro. Por um momento eu pensei (juro que inocentemente) que ele quisesse abandonar e não sabia como fazer. O diálogo foi mais ou menos assim:

- Vou chamar o árbitro...
- Pra quê?
- É que eu vou tentar o empate...
- Ah, sim, claro... mas precisa do árbitro?
- É a questão da repetição de lances... essas coisas...
- Ah, tá - pedi ao Luciano que passava por perto pra chamar o árbitro e continuei sério, ligadaço no tabuleiro porque eu tinha menos de 1 minuto no relógio. O árbitro aproximou-se e eu apontei pro adversário.
- Pois não!
- É que eu vou tentar o empate...
- Ah... - e balançou a cabeça com cara de "faz você muito bem"

A partida durou mais uma porrada de lances e ele só abandonou quando pedi "outra dama, por favor", e parei o relógio, que estava à míngua (tinha mate em 2).

Quando contei ao Luciano o que havia pensado naquela hora, ele caiu na gargalhada e passou a viagem de volta inteirinha repetindo "pode abandonar comigo mesmo, cê tá em casa" e rolava de rir.



Eis o PGN:

[Event "Classificatório Camp. Mineiro"]
[Site "Tiradentes - MG"]
[Date "2008.09.20"]
[Round "1"]
[White "Guimaraes, Mario"]
[Black "Silva, Leonardo Jose da"]
[Result "1-0"]
[ECO "D02"]
[WhiteElo "1803"]
[BlackElo "1800"]

1. d4 d5 2. Nf3 h6 3. e3 e6 4. c4 c5 5. Nc3 Nf6 6. Bd3 cxd4 7. exd4 Nc6 8. O-O
Be7 9. Bf4 a6 10. Re1 O-O 11. cxd5 exd5 12. a3 Re8 13. h3 Be6 14. Rc1 Rc8 15.
Bb1 Bd6 16. Ne5 Qc7 17. Bg3 Qb8 18. b4 b5 19. Ne2 Qb6 20. Nf3 Bxg3 21. Nxg3 Bd7
22. Qd2 Re6 23. Rxe6 fxe6 24. Ne2 Ne4 25. Bxe4 dxe4 26. Ne5 Nxe5 27. Rxc8+ Bxc8
28. dxe5 Bb7 29. Nf4 Qc6 30. h4 Kh7 31. h5 Bc8 32. Kh2 Qc7 33. Qd4 Bb7 34. Nxe6
Qe7 35. Nc5 Qh4+ 36. Kg1 Bc8 37. Qxe4+ Qxe4 38. Nxe4 Bd7 39. Nc5 Bc8 40. f4 Kg8
41. Kf2 Kf7 42. Ne4 Bd7 43. Ke3 Bc8 44. Nd6+ Ke6 45. Nxc8 1-0

4 comentários:

Silvio Cunha Pereira disse...

Boa (e divertida) partida. Agora, Ce2 é pra ter pesadelos.
Agora sim. Com o diagrama é bem mais fácil acompanhar a partida.
Voce está certo.Tem que se usar todos os meios para garantir uma ordem de força quando se usa o sistema suiço.
Abraços,
PS: como voce conseguiu um espaço tào largo para postar? Que formato de blog é esse?

Masegui disse...

Oi Silvio,

Ce2 foi de doer, mas a culpa é do cigarro... :)
Suiço: Se você soubesse o que fizeram comigo em Viçosa...
O modelo do blog é o Minima Stretch (1º da segunda fila)

Obrigado pela visita!

damourax disse...

auehuaheuahe
Mto bom os comentários, adorei o ECP hehehe, acho q vou utilizá-lo também hehehe.

Vou ver a segunda rodada agora =]

Masegui disse...

Valeu, Daniel, brigado. Ah, cuidado com a questão dos direitos autorais :) Um abraço.