terça-feira, 23 de setembro de 2008

Tiradentes (1) Primeiras impressões

Antes de falar do torneio quero falar de Tiradentes, uma cidade pequena e agradável. O tempo foi curto e não deu para passear, mas segundo os amigos que chegaram na véspera e tiveram um pouquinho mais de tempo, nós vimos quase tudo. A parte velha lembra muito nossa vizinha Ouro Preto, com aquelas construções antigas e ruas estreitas calçadas de pedras. A parte nova parece uma pequena cidade de praia, com ruas descalças e casas enormes, a maioria pousadas. Um amigo disse brincando que a cidade tem mais pousadas que residências. Acho que é verdade porque o lugar que ficamos (próximo ao local dos jogos), Aconchego das Abelhas, é muito bom e confortável e nem consta na lista do site Tiradentes.net, onde estão relacionadas quase 100 pousadas!

Por culpa do turismo (creio) tudo é caro. Paguei 30 reais num almoço simples (comida boa, é verdade) num restaurante em frente ao local do torneio. Um amigo foi num self-service fora da cidade e pagou 8 pilas pra comer à vontade. O clima estava agradável (um friozinho gostoso pra dormir) e só chuviscou um pouquinho no domingo à tarde. Chegamos na manhã de sábado, saimos na tarde de domingo, no meio disso um torneio de xadrez, não dá pra ver muita coisa, mas o pouco que ví, gostei.

A viagem de carro foi cansativa mas divertida. Luciano é um bom companheiro de viagem, mas revelou-se um péssimo co-piloto. O rapaz não consegue ler sequer uma placa! Além de eu ter que dirigir ainda tinha que ficar de olho na sinalização! Graças a mim só nos perdemos umas 4 vezes!

Bem, como nem tudo são flores essa odisséia teve seu lado tragicômico. Talvez o termo "epopéia" se encaixe melhor, já que fiz a viagem na marra, sofrendo com um dente infeccionado. Já imaginaram o que é jogar um torneio de xadrez a base de antiinflamatórios e analgésicos? E como fica a cervejinha de sábado à noite? Não fica! É duro companheiro! E não me venham com piadinhas relacionadas ao nome da cidade. Poupem-me, please!

Não pensem vocês que já estou armando uma desculpa antecipada, nada disso! Minha atuação foi muito boa considerando o grau de capivarice e a falta de preparação: +2=2-1. Inclua-se aí uma vitória sobre um 2071 e um empate com um 2130 - ratings FIDE. Ah, e a única derrota foi para o campeão do torneio!

Por enquanto é só. Tenho mais pra contar, partidas e capivaradas pra mostrar, mas isto fica pra outra hora. Agora preciso ligar pro meu dentista.

2 comentários:

lola aronovich disse...

Eu também preciso ir ao dentista...
Viu? Boa hora pra parar de beber!
Foi bem no torneio, hein? Parabéns!

Masegui disse...

Oi Lola,

Obrigado pelo elogio e pelo conselho!
Diz pro companheiro maridão que aceitei a sugestão dele.