A verdade é que eu já vinha me cobrando isto há muito tempo. Estou sempre com um livro na mão, mas cada hora é um livro diferente. Porra, já que eu não consigo estudar de forma organizada, pelo menos posso tentar ler um livro do princípio ao fim. Deve ser mais útil. Como eu disse anteriormente, para não ficar maçante separei 5 livros, cada vez que eu pegar um deles terei que seguir de onde parei. Vamos lá, então:
1 - Ajedrez de entrenamiento - A Koblenz (148 páginas)
2 - El mundo mágico de las combinaciones - A Koblenz (139 páginas)3 - El laboratorio del ajedrecista - A Suetin (146 páginas)
4 - Técnicas de ataque en ajedrez - R Edwards (93 páginas)
Como vocês podem ver, os livros são relativamente pequenos, nenhum deles passa de 150 páginas. No entanto, alguns exercícios são bem pesados, principalmente os do Koblenz. Estou me lascando em um deles... "tô garrado". Como sou teimoso acho que vou terminar o ano sem conseguir resolve-lo!
Bem, tá faltando o quinto livro, que eu deixei por último de propósito:
É o supra-sumo, a obra-prima da literatura enxadrística em língua portuguesa! Um dos primeiros livros que comprei, o coitadinho tá velhinho, sofrido e todo grampeado, mas não falta uma página sequer, uma linha, uma letra! Claro que já o li várias vezes, mas sacumé, né... resolvi devora-lo novamente e desta vez de cabo a rabo!
O legal disso tudo é que agora a bagunça tá mais organizada. Não tem hora marcada, prazo estipulado, nada disso, mas quando pego um dos livros tá lá o marcador dizendo "você parou aqui, Capivara!" E olha que eu estou obedecendo direitinho!