quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aberto do Brasil - Itaúna (1)

Viajamos na quinta-feira, véspera do torneio, pra não botar a culpa das capivaradas no cansaço da viagem. Também é arriscado ir no dia do torneio devido ao meu "problema de trevo". Minha especialidade é errar o caminho! Luciano é ótimo companheiro de viagem, mas péssimo co-piloto, muito desatento. Tive que dirigir e ainda ler as placas! Fiquei com toda a responsabilidade de conduzir a viatura ao seu destino. Abençoado por São Cipriano, não errei nada desta vez. Aleluia!

Após o check in combinamos descansar um pouco e sair à noitinha pra comer (e beber) alguma coisa. Na hora H o caboclo fugiu da raia: "vou pedir um lanche por telefone e ver o jogo do Galo na TV". Saí, bebi a cervejinha, forrei o bucho e na volta passei no quarto do amigo pra ver como andava o Glorioso. Tomei um baita susto quando vi as embalagens de isopor: meu ex-co-piloto tinha devorado 3 X-egg-bacon-burger... três!! Se jogasse o tanto que come não tinha pra ninguém!

Sexta de manhã, após o café, assistimos a chegada da galera. 90 participantes e todo mundo no mesmo hotel! Veio gente de São Paulo, Brasília, Goiânia e até de Porto Velho! E foram chegando os amigos: Robson Batista (Bueno Brandão), Julio Eimard (Caratinga) e a turma boa de Viçosa: Laerte Carvalho, José Carlos Peixoto (Cacau) e Alisson Lima. Rogério Fontoura (BH) só chegou pra segunda rodada. Vou falar mais dessa turma, mas agora vamos "largar os entretantos e partir pros finalmentes":


Resultado final:

1) Evandro Amorim Barbosa 5,5
2) MI Wellington Carlos Rocha 5,5
3) Joaquim de Deus Filho 5,0
4) MF Roberto Molina 5,0
5) Frederico Gazel 4,5

Resultado completo na página da FMX

Minha performance:

Fraquíssima, beirando o ridículo. 3 pontos em 6 foi um prêmio não merecido, considerando o baixo nível de jogo. Minha estratégia para as 3 rodadas de sábado (muito pesado) seria economizar o máximo de energia possível, mas acabei por exagerar na dose e apenas empurrei as peças. Lamentável...

1ª rodada: Jefferson Rian 1 - 0 Masegui
Siciliana contra o amigo Jefferson. Perdi por falta de preparo básico na abertura.

2ª rodada: Masegui 0,5 - 0,5 João dos Reis
De brancas, joguei rápido e em posição ligeiramente melhor e boa pra começar alguma coisa, ofereci empate, mais preocupado com a cerveja do que com o xadrez. :(

3ª rodada: Elizabeth F Silva 0,5 - 0,5 Masegui
Nova siciliana. A menina desenvolveu-se bem, armou o jogo direitinho e não forçou a barra. Contagiado pelo vírus da preguiça, entrei na dela. Empate chocho.

4ª rodada: Masegui 0,5 - 0,5 Mateus C. apolinário
Por descuido na abertura deixei de ganhar a qualidade ou peão a mais e jogo melhor. Bateu um desânimo, passei a jogar ainda mais rápido e caí num final de damas inferior. Dei meia dúzia de xeques, procurando uma posição digna de abandono e fui presenteado com uma oferta de empate!

5ª rodada: Lucas T. Resende 0 - 1 Masegui
Outra siciliana e finalmente uma vitória. O garoto veio devagar e quando atacou, errou feio. Retribuí, mas ele insistiu e ficou com duas peças a menos. Venci, mas ficou aquele gostinho amargo...

6ª rodada: Masegui 0,5 - 0,5 Fernanda S. Rodrigues
O empate com a Fernandinha mostrou que meu jogo está sem inspiração nenhuma. Parece que estou jogando forçado, sem vontade. Cometi algumas imprecisões, ela tomou a iniciativa, mas simplificou demais e o empate ficou óbvio. De aproveitável só a posição final, que merece uma análise à parte.

Resumo da ópera:
Viagem boa, hotel excelente, torneio bem organizado, maravilhosa convivência com os amigos, tudo de primeira qualidade. Agora o xadrez, motivo principal de tudo isto, ficou em segundo plano. Prometi aos amigos na mesa de boteco, que é o meu altar: ou mudo meu "approach" ou não disputo mais torneios, vou só a passeio... como uns e outros por ai!

Notas:

O torneio foi disputado no ginásio do SESI, a uns 10 minutos de caminhada do excelente Grande Hotel Itaúna. Ambiente gostoso e tranquilo, só faltou o cafezinho durante as partidas!

O MI Wellington Rocha (gente muito boa!) jogou o torneio inteiro na mesa 1 e perdeu o título nos critérios de desempate. Coisas do sistema suiço!

Jefferson Rian (meu adversário da 1ª rodada) é presidente do Clube de Xadrez de Porto Velho. Sujeito simples e boa praça, rapidamente ficou amigo de nossa galera. Jogou bem e fez 4 pontos.

As mocinhas que enfrentei em Sete Lagoas também apareceram e tiveram bom desempenho: Gabriela Marques fez 3 pontos e sua priminha Catarina Brandão fez 2,5. Parabéns meninas! Aliás, foi uma agradável surpresa ver tantas crianças jogando xadrez. E jogando bem!

Os velhos amigos:


Rogério Fontoura, bye na primeira rodada por causa do trabalho, chegou de mansinho e matou a pau: 4,5 em 5, beliscando uma premiação!
Beleza, Mestre!

Na foto ao lado o amigo e Mestre Rogério Fontoura (sentado), tendo ao lado sua patroa Vânia e o capivara Luciano tentando um autógrafo.

Luciano Melo... esse veio a passeio. Fez apenas 1 ponto e... prefiro não comentar!




A turma de Viçosa montou uma escadinha: Prof. Cacau com 3 pontos, Alisson com 3,5 e Laerte (sempre jogando bem) com 4 pontos.

Ao lado Laerte (camisa escura) e Cacau com os filhos Yago e Ryan.





Robson Batista: Novamente meu vizinho de quarto e companhia constante, como em Nova Lima. Pessoa finíssima e ótimo amigo... tanto que foi solidário e fez também 3 pontos! :)

Robson (camisa listrada) ao lado do talentoso Alisson.
Essa dupla é fera no xadrez e na mesa de boteco!




Julio Eimard é uma peça rara! temperamental como ele só. Chegou todo animado e confiante, mas foi traído pelos nervos. Num final claramente empatado contra Gazel, ofereceu tablas, irritou-se com a recusa, capivarou e perdeu a partida. Repetiu o feito na última rodada, quando massacrou o adversário na abertura e conseguiu perder o jogo!
Os 3,5 que fez é pouco para o xadrez que joga.

Ao lado os companheiraços Robson Batista e Julio Eimard.

2 comentários:

Hugo disse...

Visito seu blog, regularmente, desde meados de 2.008, não tendo, no entanto, feito comentário algum desde então.
Eu o encontrei por acaso, pois ao mudar de Juiz de Fora para Gov. Valadares, lancei algumas palavras no google para procurar xadrez na região, deparando-me com seus textos.
Gosto muito de seus textos. Dotado de fino senso de humor e de notável capacidade descritiva, é capaz de, em poucas linhas, expressar situações cotidianas ou complexas, sempre relacionadas ao xadrez.
Atualmente, em razão de dica do Eurico Moura, fiz amizade com o Serjão, Hélcio, Marcelo e outros enxadristas de Valadares, com quem pratico minhas "capivaradas".
Resolvi aparecer porque o Serjão me disse que de vez em quando vc fica desmotivado de escrever, achando que poucos lêem seus textos.
Saiba que muitos visitantes, anônimos como eu, apreciam sua escrita e aprendem com as partidas reproduzidas, além de se divertirem com situações pitorescas, como a "cabeça na porta de vidro" em Sete Lagoas.
Parabéns pelo blog e não desanime. Com ele vc faz sua contribuição ao xadrez nacional, como também me faz querer aposentar logo, para aproveitar os torneios por aí, mas sem bater a cabeça em portas de vidro...
Grande abraço,

Hugo de Araújo Paula

Masegui disse...

Caro Hugo,

Obrigado pelos elogios... eu sou só um "contador de causos". Bom saber que você gosta, uma verdadeira injeção de ânimo!

O Mestre Eurico é peça fina e essa turma de Valadares é porreta!

O Serjão, meu irmão valadarense, às vezes exagera, não é bem assim... é que mesmo aposentado eu tenho muitos afazeres... não tenho mais patrão, mas continuo com a patroa! :)

Aliás, já pedi a ele que arme um esquema de fim de semana aí em GV para que eu possa aparecer e brincar um pouquinho com vocês. Assim poderei conhece-lo e agradecer-lhe pessoalmente a gentileza.

Abraços na galera toda!