sexta-feira, 10 de julho de 2009

Tolerância Zero!

A FIDE implementou recentemente (1º de julho) algumas alterações nas leis do xadrez e uma delas está dando o que falar. Trata-se do artigo 6.6a, que regulamenta o início de uma partida de torneio. A polêmica está dando pano pra mangas e o tal artigo está sendo chamado de "tolerância zero".

Antes de dar meu pitaco, imaginem uma situação hipotética:

Torneio numa cidade do interior, organizado por meia dúzia de aficionados que lutam para divulgar o xadrez. Patrocínio da prefeitura e algumas empresas. Cobertura do jornal, rádio e TV local. A atração principal é o famoso GM Savioly Damascenovich, contratado a peso de ouro!

Abertura do torneio: Estão lá os patrocinadores, prefeito, juiz, delegado, padre (vai benzer, pra dar tudo certo), enfim, a nata da cidade. O lance inicial será efetuado por D. Rosinha, mulher do prefeito e proprietária da fábrica de cachaça, principal patrocinadora do evento. A primeira dama, claro, está toda perequeté... fotógrafos, TV, sacumé, né!

O árbitro contratado da federação quer iniciar a primeira rodada, mas... êpa, peraí! e a grande estrela do evento, GM Savioly Damascenovich? cadê aquele fidumaégua? Bom, não se pode fazer nada, a lei diz que ele pode se atrasar até uma hora. Fala pras "otoridade" sentar e esperar!

Pois é, brincadeiras à parte, uma situação perfeitamente possível. Ou era...

Agora falando sério, eis o texto da nova lei, copiado de um link na página da CBX, em sua versão original e a respectiva tradução:

"Any player who arrives at the chessboard after the start of the session shall lose the game.Thus the default time is 0 minutes. The rules of a competition may specify otherwise."

"Qualquer jogador que chegar ao tabuleiro após o início da sessão perderá a partida. Deste modo o período de ausência é 0 (zero) minutos. As regras da competição podem especificar de outra forma."

Bem, muita gente boa tá metendo o cacete. Ainda não vi ninguém defendendo. Também, pra defender a FIDE é preciso pensar duas vezes, o monte de merda que seus dirigentes andaram fazendo nos últimos anos não tá no gibi. Na dúvida, senta a púa!

However, na opinião deste humilde capivara desta vez os acefálicos dirigentes acertaram! Êpa, calma gente, antes do apedrejamento eu gostaria de explanar meus argumentos, posso?... tá, brigadão. Depois, quem quiser que atire a primeira peça.

Em sua essência a lei não foi alterada, mas aperfeiçoada! O texto anterior estabelecia um padrão meio anárquico: o jogador PODE se atrasar até por uma hora, a seu bel-prazer, A NÂO SER QUE o regulamento especifique o contrário. O texto atual dá ênfase a um padrão mais organizacional: o jogador NÃO PODE se atrasar, A MENOS QUE o regulamento permita. Simples.

O novo texto ajuda os organizadores de torneios no sentido de que suas agendas serão obedecidas, os compromissos com os patrocinadores serão cumpridos, etc. Quanto aos enxadristas, basta que cumpram a programação estabelecida. Simples, também.

Na verdade eu não consigo entender essa chiadeira toda. Tudo nesta vida tem regras e horários a cumprir, por que no xadrez seria diferente? Minha vida toda eu cumpri horários: trabalho, futebol, escola, ônibus... até ônibus tem hora pra sair, meu Deus! dá pra acreditar?!

Os recentes episódios "da genial chinesinha que perdeu por WO mesmo estando no salão de jogos" e "do jogador que se levantou da mesa para procurar uma caneta e que também perdeu por WO" não valem como desculpa. Foram fatos isolados e tudo indica que em ambos os casos faltou comunicação, esclarecimento e principalmente bom senso.

Está claro, né pessoal? a ordem agora é organização! Mas claro, se alguém quiser organizar um torneio com aquela "uma hora de tolerância" a FIDE não proibe, basta informar no regulamento e pronto. Então, é ruim a nova regra?

4 comentários:

gbsalvio disse...

Onde vc arrumou o nome deste GM convidado pro torneio ? Eu não o conheço, quem é ele Masegui ?

Masegui disse...

Ora, meu amigo, você não se lembra? É aquele que gosta de jogar aberturas pouco ortodoxas, tipo 1.Nc3 ou 1.f4, pra pegar os capivaras no pulo!

Ana disse...

Oi Mário, tudo bem?
Gostei da visita lá no cafofo. Obrigada pelos elogios. Seu blog também é bacana e o mais bacana é que compartilhamos da mesma definição de "amigos".
Agora o "minisqüências" eu não conhecia, confesso. E me corrija se estiver errada, no contexto do seu blog minisqüência são outras coisas aleatórias que não o xadrez? Uma espécie de bagunça?
Devo ser a enésima pessoa a te perguntar isso, desculpe, mas a curiosidade matou o gato, não? rs

Masegui disse...

Oi Ana,

Obrigado pela visita!

Minisquência é uma palavra "inventada" por um amigo meu. A definição está aqui: http://masegui.blogspot.com/2008/02/uma-questo-de-minisqncia.html

Farei nova visita ao cafofo e darei maiores detalhes...

Brigadão, beijos...