quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aberto do Brasil - Sete Lagoas-MG



A Lagoa Paulina e o belo salão de jogos do Iporanga S. C. com rodada em andamento. Clique para ampliar.




Parabéns aos organizadores do evento! horários cumpridos à risca, ótimo ambiente, local bonito e agradável, cafezinho delicioso (tomei uns 30 por rodada). Uma beleza de torneio! Resultados aqui.

Encontrei velhos conhecidos e fiz novos amigos, entre eles Ruy Furst, incansável na divulgação do xadrez em Minas. Um verdadeiro mito!

Conheci pessoalmente o gente-boa Joaquim de Deus Filho, o Joca, do blog xadrez&torneios e acabei esquecendo de perguntar como ele faz pra jogar TODOS os torneios que acontecem no Brasil!

O vencedor do torneio FM Luis Ernesto Rodi, com quem conversei rapidamente, é um cara simples, tranquilo e muito simpático. Nem é preciso falar que o hermano joga pra c@#@%*&!

Abaixo mais alguns flagrantes, da esquerda p/ direita: O Campeão Luis Rodi recebendo seu prêmio, o garoto Victor numa batalha de gerações com Ruy Furst e F. Gazel x R. Fontoura



Minha performance: +3-2=1 - 3,5 em 6 - classificação: 17°/24°
O resultado foi bom, levando-se em conta o grau de capivarice e a intenção (promessa) de fazer no mínimo 50% dos pontos. No entanto, não gostei da maneira como joguei. Não me refiro à técnica, que só será melhorada com a prática de torneios, mas ao enfoque. Tudo bem que a diversão era o principal objetivo, isto foi alcançado, mas voltei com a sensação de que poderia ter obtido um resultado melhor com pequenas mudanças na atitude.

Algumas lições foram assimiladas por esta cabeça dura e velha: levar mais a sério o torneio, ser menos bonzinho(!?) e mais competitivo, não me deixar abater por um resultado adverso e, principalmente, ter mais autoconfiança (conselho/censura/pito recente do amigo Gbsalvio)

Minhas partidas:
Uma breve análise das rodadas, antes de conferir com Ribamar. Depois eu deixo ele apontar as capivaradas, que não devem ser poucas:

Sexta-feira, 17/07
R1 - Roberto Carlos Hengles 1-0 Masegui
Joguei bem a abertura, depois me desconcentrei. Enfrentar pela primeira vez um deficiente visual foi muito desgastante e fiquei o tempo todo sob pressão. Lutei muito e a certa altura até poderia vencer, mas o relógio foi implacável.

R2 - Masegui 0-1 Jerry Dibai
Minha pior partida. Armei uma espécie de ataque índio e estava bem até que, sem calcular direito, arrisquei um sacrifício de peão tentando abrir linhas de ataque. O troço não funcionou e, nervoso, deixei passar um simples tático, perdendo outro peão. Chutei o balde sacrificando a qualidade e acabei com um roque menor na tabela de resultados.

Sábado, 18/07
R3 - Gabriela Marques 0-1 Masegui
Eu tinha que vencer ou ia ver um roque maior na tabela! Gabriela tem uns 13 anos, bonita, simpática e sabe jogar. Fez tudo direitinho até cometer um erro tático simples. Ganhei um peão, tomei a iniciativa, ganhei outro e o resto foi simples.

R4 - Masegui 1-0 Catarina Brandão
Por culpa do sistema suíço enfrentei a linda Catita, de 9 aninhos! Ela está começando agora e tem muito potencial. Peguei seu autógrafo na planilha, que valerá uma boa grana quando ela for uma GM.

Domingo, 19/07
R5 - Marcelo Menezes 0-1 Masegui
Depois de uma boa noite de sono acordei disposto e joguei uma boa partida. É verdade que o adversário ajudou, mas joguei solto e despreocupado, não podia perder. O garoto encarou a siciliana de modo tímido, devagar, esperando eu rocar pra soltar a peãozada. Atrasei o roque enquanto pude e quando surgiu a oportunidade meti uma torre na área adversária, tipo um centroavante segurando a zaga. Se derrubar é penalty. Derrubou, perdeu!

R6 - Masegui 1/2-1/2 Walter Godinho
Dois chopps e almoço legal. O adversário é forte, mas a preocupação é jogar rápido e acabar logo, qualquer que seja o resultado. O companheiro de viagem tem um compromisso em BH e vamos dividir o táxi. Meia hora de jogo, várias mesas vazias, Luciano com um cavalo a menos (vai perder logo!) e uma oferta de empate, antes mesmo do quiproquó começar. "Bora pra casa, tô com sardade dos mininu!"

Notas pessoais:
Sábado à noite visitamos uma feirinha próxima ao local do torneio, na orla da lagoa Paulina. Eu, Rogério Fontoura e as respectivas... Bom papo, cervejinha e tira-gosto. Bem, o mestre só tomou um copo, pra me agradar, já que não tem o costume de beber (eu sabia que ele tinha algum defeito!). Eu, assim, dispensei o tira-gosto e fiquei só nas latinhas porque sei que "um homem comido é um homem liquidado!". No caminho de volta pro hotel "engambelei o estôm" com um sanduíche de carrocinha!

Foi ótimo ter levado a "santa que me cuida". Ela organizou as roupas, cuidou da alimentação (pitacos no cardápio) e deu suporte na água gelada e cafezinho durante as partidas. O único inconveniente é que ela saiu com as meninas do Rogério (patroa e filha) e cobrou os serviços prestados usando meu cartão de crédito!

Dureza mesmo foi aguentar as "pérolas" do amigo e companheiro de viagem, Luciano Melo, ditas após as duas primeiras rodadas, quando ele tinha uma vitória e eu um roque menor na tabela:
- É, parece que você vai correr atrás de mim o torneio inteiro!
- Amanhã vou pedir ao árbitro para te emparceirar com alguém bem fraco, pra você fazer um pontinho!
- A primeira você jogou na mesa 15, a segunda na 25. Amanhã sua mesa vai ser no fumódromo!
Durma com um barulho desse! O pior é que ele fala com a cara mais séria do mundo e quando eu apenas respondo "obrigado Senhor, por me permitir ouvir isto" ele sai às gargalhadas. Mesmo assim fiquei muito feliz com a performance do amigo. Conseguir 50% dos pontos num torneio desse nível não é pra qualquer capivara! - Obrigado pela ótima companhia, parceiro!

Mico do torneio:
Quinta rodada, partida complicada, sacrifiquei uma torre - na verdade não foi sacrifício, porque se tomar leva mate. Levantei da mesa, parei, olhei pra trás, dei mais uma conferida, tirei um cigarro do bolso e caminhei em direção ao fumódromo, que era numa sacada separada por uma porta de vidro "sempre aberta". Levantei os olhos, vi algumas pessoas fumando, procurei o isqueiro no bolso, ainda pensando no lance que havia feito e... BRUMMMM! Sapequei a fuça no vidro! Alguém tinha fechado a porra da porta e eu, distraído, não percebi! Foi um estrondo danado e, sem jeito, nem olhei pra trás. Ah, Xapralá, todo gênio é distraído, mesmo!

Pra fechar com chave de ouro, mais 3 flagrantes: Luciano Melo (de vermelho) dando suas capivaradas, as palmeiras da lagoa Paulina e o clássico das respectivas!

8 comentários:

gbsalvio disse...

As partidas, please the games in pgn! Where are the games ? Masegui to muito curioso, coloque logo!mas ja posso te adiantar que fostes bem...
Forte abraço do amigo gbsalvio

Masegui disse...

Grande Sávio!

Calma, rapaz, eu ainda tenho que dar uma analisada com calma. E acho que nem todas merecem ser publicadas... vamos ver.

Abração!

Daniel Castro disse...

grande Mário!

queria muito ter ido a sete lagoas, mas o trabalho nao deixou. semana que vem devo ir a ponte nova, se vc anima fazer mais um mini-match comigo, me avise.

Abração,

Daniel

Masegui disse...

Oi Daniel,

Procuramos você por lá... devia ter ido, foi bom demais.

Claro que quero jogar... preciso treinar. Assim que chegar na terrinha me liga.

Clube de Xadrez Guaíra disse...

Nossa Masegui,

ri horrores com o post!

Creio que nunca havia visto uns comentários tão discontraídos de partidas e/ou um torneio assim...

Parabéns pelo post!

Um grande abraço!

Rafael Pimentel
www.cxguaira.blogspot.com
www.blogsdexadrez.blogspot.com

Masegui disse...

Rafael,

Brigadão pelos elogios! eu tento fazer os posts bem descontraídos porque se depender do nível técnico...

Dê um beijo na Aninha por mim.

lola aronovich disse...

Espero que vc esteja recuperado do golpe na porta de vidro, seu gênio distraído! (e vc teve que pagar pelo conserto do vidro?).

Masegui disse...

Não, Lola, não chegou a quebrar o vidro, he he he. Foi só um barulhão danado e um grande susto!