quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Fishing Pole no Chess Cafe

Minha primeira postagem neste blog traz uma citação do LM Brian Wall. Este mestre
americano, de Denver-CO, de rating em torno de 2200, possui um grupo de discussão
do qual recebo um resumo diário. Em meio a algumas histórias interessantes e bem
humoradas sempre tem partidas jogadas por ele e sua turma, partidas estas que eu
nunca deixo de dar uma olhada. O nível varia muito, tem boas e más partidas e a
grande maioria são jogadas em rítmo blitz, no ICC.

O que eu acho mais bacana, porém, é o fascínio de Mr. Wall pela "Fishing Pole",
que a gente poderia traduzir como "Vara de Pescar". Trata-se de uma espécie de
contra-ataque para as negras que utilizam a Defesa Berlinense na Ruy Lopez:

1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bb5 Nf6 4. O-O Ng4!! (as exclamações são de Mr. Wall!)

O que parece ser uma aberração (e segundo os mestres é mesmo!) por mover uma mesma
peça duas vezes na abertura, e ainda no lance 4, não deixa de ter o seu veneno. Costuma
funcionar muito bem, principalmente em partidas blitz, como fator surpresa e já pegou
muita gente boa de calça na mão!

Para ser sincero eu também gosto muito da Fishing Pole e até ando colecionando as
partidas nesta variante, pretendendo analisa-la com carinho quando tiver mais tempo.
Sempre é bom ter à mão lances considerados esdrúxulos e surpreender os adversários
desavisados, principalmente nos blitz! E eu não estou sozinho nessa loucura, meu amigo
"gbsalvio" do GDCX também é adepto da Fishing Pole e até já me derrotou com ela no
blitz - eu devia estar bêbado! :)

Pensando assim, mandei uma mensagem despretensiosa para a coluna do Gary Lane no
site Chess Cafe, solicitando a opinião dele a respeito da Fishing Pole. Eu gosto muito da
coluna dele e acompanho todo mês. Não é que o danado respondeu! Tá lá uma bela resenha
a respeito! Thank you very much, Mr. Lane, brigadão mesmo!

Quem tiver curiosidade, o link é http://www.chesscafe.com/lane/lane.htm

Outros links:

GDCX - http://br.groups.yahoo.com/group/clube-de-xadrez/messages
Brian Wall - http://games.groups.yahoo.com/group/BrianWallChess/messages
UCO - http://games.groups.yahoo.com/group/UnorthodoxChessOpenings/messages

E parece que a coisa tá rendendo! Meu Inglês é pífio e às vezes não dá pra perceber
quando alguém está de molecagem, aborrecido ou sendo sarcástico. Mas isto não importa,
o legal é que a coisa gerou polêmica e a Fishing Pole está sendo discutida e analisada.
Kasparov bem que podia dar um break na sua retirement e jogar um temático! A gente
teria material à beça...:)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei Masegui coloque ai tbém nos seus comentários o torneio temático que fiz nos site Gameknot:-http://gameknot.com/mt.pl?id=26179, quem for curioso pode ir dando uma "espiadinha" nesta divertida e "maluca" linha na Ruy Lopez.
Um abração do amigo gbsalvio

Masegui disse...

Valeu a lembrança, xacumigo!