segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A fórmula mágica(!?) - parte 3

No início deste artigo eu falei de minha vontade de estudar xadrez e dos problemas
a superar. Na outra parte eu relacionei o que fazer e como fazer para me aprimorar.
Nesta terceira e última parte vamos tentar colocar em prática a "fórmula mágica" e
ver se funciona!(?).

Como eu disse, o método tem que ser flexível - quiçá tolerante - e divertido para
que funcione. Isto está claro porque trata-se de um hobby e não faz sentido se for
desagradável. Por outro lado tem que existir um mínimo de obediência e disciplina,
senão deixa de ser um "programa de treinamento".

Segue um resumo do esquema, que deverá ser semanal:

1 - Finais e táticas: 1 hora por semana (30 minutos, no mínimo, para cada um);

2 - Aberturas: 2 horas (tanto faz se "geral" ou "repertório");

3 - Partidas de Mestres: 2 horas (qualquer dos métodos é válido);

4 - Prática e análises das próprias partidas: 2 horas, no mínimo.

Total: 7 horas (de segunda a domingo).

Acompanhamento:

A distribuição do tempo durante a semana não importa, desde que obedeça o mínimo
estipulado para cada item. Qualquer excesso é bem-vindo e não poderá ser computado
para o próximo período.

Segue um exemplo de papeleta de controle semanal. Todo dia é anotado o tempo que foi
gasto em cada item, para que ao final da semana todos tenham cumprido o horário que
foi estabelecido.

Data: __ /__ /__ .....Seg.....Ter.....Qua....Qui.....Sex.....Sab.....Dom
Finais......................|____|____|____|____|____|____|____| = 30min
Táticas....................|____|____|____|____|____|____|____| = 30min
Aberturas...............|____|____|____|____|____|____|____| = 2hs
Partidas/Mestres...|____|____|____|____|____|____|____| = 2hs
Prática/Análises....|____|____|____|____|____|____|____| = 2hs

Considerações finais:

Estou certo que este método de estudo vai melhorar meu nível de jogo. A certeza
vem do fato de que já faço quase tudo que foi proposto, porém de forma bastante
desordenada e sem critério nenhum. Um pouquinho de disciplina e persistência vai
ajudar este capivara a apanhar menos. :)

2 comentários:

Max André Bündchen disse...

Amigo Masegui,

Encontrei seu blog pelas mensagens do GDCX no Yahoo Grupos. Estou na mesma situação que você no tocante à aprender xadrez: muita vontade de melhorar meu jogo mas nenhuma disciplina.

Adorei a série de artigos 'A fórmula mágica'. Já havia lido muito sobre métodos de estudo, mas suas postagens foram de longe as mais claras e coesas que encontrei.

Espero que continue a publicar no blog pois já virei leitor assíduo!

Masegui disse...

Caro Max,

Obrigado pelos elogios! De vez em quando tem mais abobrinhas...:)

Abração e volte sempre!