domingo, 16 de dezembro de 2007

O "Mate do Roberto"

Joguei recentemente uma partida no FICS que me trouxe boas recordações.
Nos velhos e bons tempos do xadrez Valadarense havia uma figura folclórica:
Carlos Roberto Coelho - Refiro-me a ele no passado porque a esta hora ele deve
estar empurrando peças com algum anjo enxadrista.

Roberto, como era conhecido na galera, era um apaixonado pelo xadrez, um ótimo
amigo, mas um capivara de marca maior. Sua marca registrada era posicionar bispo
e dama em bateria, por exemplo em c2 e d3, e dar mate em h7. Se houvesse um cavalo
em f6 ele passava a partida inteira tentando desaloja-lo. Caso o "desavisado"
oponente jogasse g6 ele se desconcertava, a partida perdia a graça para ele!
Para desagrada-lo bastava jogar g6!. Ele ficava visivelmente aborrecido.

A esse disparate demos o nome de "Mate do Roberto". Nas tardes em que a turminha
se juntava para umas partidas rápidas ou blitz era comum ouvir alguém reclamando,
às vezes aos berros, algo como "que é isso, meu chapa, mate do Roberto pra cima
de mim?" O pior é que acontecia de vez em quando nas partidas de blitz. E se
fosse ele, Roberto, o autor da façanha, Deus me livre, ele ficava insuportável!
Com o passar do tempo, fomos aperfeiçoando a coisa e qualquer tentativa óbvia
e descarada de mate era conhecida como Mate do Roberto!

O folclórico e saudoso Roberto tem outras histórias que ainda vou contar aqui.
De momento voltemos à partida que causou esta boa lembrança e que foi jogada
recentemente no FICS, em um torneio de 21 minutos organizado pelo Dr. Beco.

Alexsandro X Masegui
FICS - Torneio 21 minutos

1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bb5 a6 4. Ba4 Nf6 5. O-O Bc5
Tenho que usar a pouca experiência do Alex em partidas rápidas, nas linhas
mais conhecidas ele é capaz de jogar rapidinho. Tenho que sair do livro,
ser agressivo e, se possível, complicar as coisas.
6. c3 b5 7. Bb3 O-O
Assim que roquei me arrependi. 7... d6 era mais seguro.
8. d4 Bb6 9. Nxe5 Nxe5
Depois que tomei ví o buraco em d5. Devia ter tomado em e4, agora seja o que
Deus quiser.
10. dxe5 Nxe4 11. Bd5 Nxf2!
A exclamação não é pela eficiência do lance e sim pela coragem, porque eu
nem pestanejei. Depois da partida eu ví que fiz certo, não tinha mesmo
alternativa.
12. Rxf2 c6 13.Kh1?
Ô Alex, brigadão camarada! Recuando o bispo você teria 2 peças pela
torre. O engraçado é que encontrei a posição (antes deste lance, claro) nos
meus bancos de dados. Como tem capivara neste mundo meu Deus!
13. Bb3 Bxf2+ 14. Kxf2 Qh4+ 15. Kg1 Qe4 16. Nd2 Qxe5 17. Nf3 Qc7 18. Bc2 d5
19. Qd3 g6 20. Qd4 f6 21. Bf4 Qa7 22. Qxa7 Rxa7 23. a4 1-0 em 54 lances
(Stellwagen,D-Gullaksen,E/Amsterdam NED 2006/The Week in Chess 611)
13... Bxf2 14. Qf3 cxd5?
Pior no tempo e com qualidade a mais, resolvi simplificar. Decisão errada
(preciso trabalhar isto). Com calma e alguns segundos dá para ver que o recuo
do bispo me deixa com jogo ganho: peão e qualidade a mais, par de bispos e
melhor estrutura de peões.
15. Qxf2 Bb7 16. Qg3 Qe7?
Eu pensei em jogar f6 imediatamente, o que seria muito melhor, mas não sei
o que me fez mudar de idéia. Acho que temi uma incursão da dama branca
em c7.
17. Bg5!
Eu só tinha pensado em 17. Bh6 f6
17... f6
Não tem outro, agora me compliquei...
18. Bxf6? Rxf6?
No apuro de tempo não ví o simples 18... Kh8 e a dama não pode ser tomada por
causa do mate em f1.
19. exf6 Qxf6 20. Nd2 d6
Novamente com medo da entrada de dama em c7.
21. Rf1 Qe7
Pensei em jogar em e5 mas ví que sem a dama seria muito difícil vencer com o
pouco tempo restante.
22. h3 Re8 23. Nf3 Rf8 24. Re1 Qf6 25. Qg4 Bc8 26. Qh5 Bf5
Ativei o bispo, mas o tempo está acabando...
27. Re8 g6 28. Rxf8+ Qxf8 29. Qh4 Qf7 30. Ng5 Qg7 31. g4?
31. Nxh7! Nenhum de nós viu este lance, que empatava por perpétuo.
31... Be4+ 32. Kh2 h6 33. Ne6?
Entregou uma peça... será que dá tempo de dar mate?
33... Qe5+ 34. Kg1 Qxe6 35. Qxh6 Qf6 36. Qd2 Qf3
Com pouco mais de 1 minuto e as damas em jogo, minha única esperança é armar
algo do tipo "Mate do Roberto".
37. Qf2?? Qh1# 0-1
Vixe Maria, deu certo, o "Mate do Roberto" salvou o dia!

----------------------------------------------------------------------------

[Event "Torneio 21 - FICS"]
[Site "FICS, San Jose, California US"]
[Date "2007.12.02"]
[Round "?"]
[White "Alexsandro"]
[Black "Masegui"]
[Result "0-1"]
[ECO "C78"]
[WhiteElo "1556"]
[BlackElo "1660"]

1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bb5 a6 4. Ba4 Nf6 5. O-O Bc5 6. c3 b5 7. Bb3 O-O 8. d4
Bb6 9. Nxe5 Nxe5 10. dxe5 Nxe4 11. Bd5 Nxf2 12. Rxf2 c6 13. Kh1 Bxf2 14. Qf3
cxd5 15. Qxf2 Bb7 16. Qg3 Qe7 17. Bg5 f6 18. Bxf6 Rxf6 19. exf6 Qxf6 20. Nd2 d6
21. Rf1 Qe7 22. h3 Re8 23. Nf3 Rf8 24. Re1 Qf6 25. Qg4 Bc8 26. Qh5 Bf5 27. Re8
g6 28. Rxf8+ Qxf8 29. Qh4 Qf7 30. Ng5 Qg7 31. g4 Be4+ 32. Kh2 h6 33. Ne6 Qe5+
34. Kg1 Qxe6 35. Qxh6 Qf6 36. Qd2 Qf3 37. Qf2 Qh1# 0-1

Um comentário:

Rato disse...

máru, espero q naum fique bravo q seu filhinho querido tenha vindo postar aki, primeiro, q vc comenta mto bem e é mto engraçado tbm, e segundo q eu tomo os seus "mates do roberto" direto né!?? uhaeuahue

ta mto massa o blog... vou passar a vir mais aki, bjao FB

dudu!!

ps.: vim aki desligar seu pc, e acabei vendo o blog... naum resisti em comentar aki!!