sábado, 31 de outubro de 2009

Batalha entre amigos

Devido a problema$ pe$$oai$ meu ciclo de torneios este ano terminou. Acabou-se o que era doce. Como dizem por aqui "kbô a grana kbô a farra", ou "acoistapreta"! Mas não há de ser nada, para o ano "tamo de vorta"!

Enquanto isso, para não fechar o mês em branco e nem deixar meus 7 leitores morrendo de saudades, vou mostrar uma partida que dois bons amigos, Daniel e Alisson, jogaram recentemente.

Antes um aparte: quando digo "bons amigos" não é de graça, não. Não estou fazendo média nem rasgando seda à toa! Esses dois são ótimos enxadristas e excelentes companheiros, sabem por quê? porque com eles eu falo de xadrez tomando cerveja!! Meu último encontro com cada um deles foi na mesa de boteco... xadrez e birita, quer coisa melhor?

Por um capricho de Caissa eles se enfrentaram no último torneio classificatório do mineiro, disputado esses dias em BH. Daniel me enviou a partida e eu dei uma rápida olhada com a ajuda de Ribamar. Ele sacrificou um bispo para manter o rei negro no centro, sob pressão e Alisson não encontrou a melhor defesa, coisa complicada num ritmo de 1:10h nocaute. Ambos cometeram falhas e o resultado poderia ser outro, mas no final venceu o mais atrevido!

Na troca de emails eu e Daniel tivemos um diálogo mais ou menos assim:
Eu: Gostei do sacrifício, apesar de meio furado...
Ele: A intenção foi essa... estudei mais de cem partidas do Tal, não aprendi nada, mas pelo menos posso jogar como ele! :)

Segue a partida:


Enquanto escrevo estas linhas, nesta bela manhã de sábado, ambos estão jogando os Abertos do Brasil: Alisson em Brasília e Daniel em Caxambu-MG. Outro capricho de Caissa: Daniel enfrenta neste momento meu eterno mestre Rogério Fontoura. Tô doidim pra saber o que é que deu!

6 comentários:

ghandy disse...

Prezado Masequi,

Realmente é muito triste não ver atualização no seu blog, seus artigos e analises das partidas são excelentes sem falar no humor.
Se vc passar por BH, me fala, eu tenho uma branquinha de Martinho Campos, que é uma beleza!
Um abraço!!
Welton

Luciano disse...

Alisson passou o torneio todo resmungando a derrota para o Daniel rsrs, mas ele, o Alisson, só fez dois pontos neste torneio, tá duro de aguentar a choradeira dele. Quanto ao Daniel, aprendeu bem as lições que teve comigo nos tempos de UFV.

Masegui disse...

Welton,

Branquinha? vou passar aí amanhã mesmo!! :))

Rapaz, e aquele nosso encontro? ficou só na conversa mesmo? Cutuca o Carlos de novo e vamos armar...

Grande abraço, meu amigo!

Masegui disse...

Luciano,

O Alisson é uma peça rara... e joga bem, só que o Daniel tá infernal... ontem ganhou do Rogério em Caxambu!

Daniel Castro disse...

É isso aí, o Alisson me falou que ele ia te mandar a partida, pelo visto...

Mário, topa jogar umas partidas pra eu manter o ritmo ´pra semifinal do mineiro?? Te pago em cerveja.

Abraço.

Masegui disse...

Daniel,

Claro que topo... mas a cerveja a gente divide, já que você vai manter o ritmo e eu vou ganhar aulas grátis!

Grande abraço!