quarta-feira, 1 de abril de 2009

Carnaval de capivaradas!

Sem saco pra brincadeirinhas de 1º de abril (o dia da mentira) e sem novidades enxadrísticas. Não participei do classificatório mineiro em BH, dias 21 e 22/03 e não tenho jogado on line. Na verdade estou bem paradão com o xadrez ultimamente, mas como não posso deixar à míngua meus 7 leitores, aproveito a paradeira geral para contar minha história (tragédia) enxadrístico/carnavalesca.

Carnaval antigamente era legal - juventude, sacumé, né! Agora só serve pra mostrar o quanto estou envelhecendo. É verdade, o acúmulo dos maios é terrível! Este ano, por exemplo, meus meninos foram para a farra em Ouro Preto e o meu programa principal foi ficar rezando pela segurança deles - entre uma pinga e outra, claro, ninguém é de ferro!

Lógico que não passei um feriadão desse só na cachaça e na Ave-Maria, claro que não! Joguei um xadrezinho, também. Aliás, o diminutivo tá muito bem empregado aí, foi um festival, digo, um carnaval de capivaradas de minha parte!

Meu amigo Daniel Castro veio passear em Ponte Nova e tiramos uma tarde pra brincar um pouco. Não sei se já falei dele por aqui, mas ano passado ele venceu um classificatório do mineiro em Ouro Preto e algumas de suas partidas estão no blog Xadrez em Ponte Nova.

Jogamos duas partidas rápidas (45min nocaute) e deu pra divertir um pouco. Em ambas eu joguei direitinho... até chutar o balde!

1ª partida
Abri de e4 e entramos numa Francesa, especialidade do Daniel. Saí da abertura com um peão isolado e usei muito o relógio no meio jogo, ficando apuradíssimo no tempo. Ele deu uma vacilada e pendurou uma torre, mas como eu tinha feito os últimos 5 lances "ao toque" ele continuou jogando. Segue a posição quando parei de registrar - restavam-me poucos segundos:

Daniel tentou reconstruir os lances finais, mas não fiz questão de copiar, de tão puto que fiquei. Com a obrigação de jogar ao toque e tendo que dar mate (era nocaute) parti pra cima de qualquer jeito. Bobeei, tomei contra-ataque, devolvi material e meu tempo caiu! Puta-que-pariu! Se houvesse um acréscimo de 2 segundos eu "arrecuava os arfe" e a história seria outra... Preciso comprar um relógio digital. :-)
Quem quiser ver a partida, até onde registrei, é só clicar aqui: Mário x Daniel



2ª partida
Jogamos uma Ruy Lopez (se fosse blitz eu experimentava a Fishing Pole!) e procurei sair dos trilhos logo cedo, tentando surpreendê-lo. Até sacrifiquei um peão que ele sabiamente recusou, já que eu ficaria com uma ótima compensação posicional. Ganhei a qualidade após um deslize do Daniel e chegamos à seguinte posição, após 23.Qxd7:

Jogar uma das torres em d8 me deixa com excelente partida, ficou claro imediatamente. Primeiro pensei em Rad8, fugindo da diagonal do padreco em f3. Com o relógio sob controle e podendo analisar com calma... comecei a ver fantasmas(*):

"Ele puxa a dama pra g4 e mete o bispo em h6... e aí? Descartei Qxa2 temendo Rb2 (puro delírio). Ora, trazer a torre pra d8 eu posso a qualquer momento, o negócio é posicionar a dama de maneira que ela possa ser transferida pra ala do rei, se necessário."

Cometi, então, uma atrocidade: 23...Qb6? "ameaçando f2 e ganhando o tempo necessário para a possível troca de ala". A resposta instantânea 24.Be3 foi um murro na boca do estômago. Abalado e desmoralizado, capivarei novamente, perdi o bispo e a partida foi pro beleléu. Joguei mais alguns lances no piloto automático e, após inverter uma troca, abandonei. PQP de roda!

Quem quiser ver a partida (e rir da minha desgraça) é só clicar aqui: Daniel x Mário

* Isto só acontece a quem, além de capivara, é também anta, toupeira, burro, estúpido e idiota!

6 comentários:

gbsalvio disse...

Poxa Masegui, não espalhe aos 4 ventos que existe a "Fishing Pole" não... deixa eu fisgar quem sabe um "peixão" primeiro, ai sim vc pode vender a bel prazer nossa vara de pescar, hehehehehe
Forte abraço.. e que pena eu não morar perto de vc....

damourax disse...

Oh Masegui, esquenta não sô, acontece com tudo mundo hehehe

no mineiro ano passado eu entreguei uma dama de presente, num jogo amigável vc ainda tá bem melhor rsrsrs

Esse fim de semana tem um campeonato aqui, vamos ver q q sai, vou ver se coloco as partidas no blog e aproveito pra reativá-lo, ainda estou sem internet! =\

Abraço! \o

Masegui disse...

Grande Sávio!

Não se preocupe com a FP, todo mundo morde a isca... ninguém resiste!

A propósito, se a gente morasse perto sua empresa ia quebrar - eu sou aposentado!
Quando não estivéssemos jogando xadrez estaríamos no boteco bebendo e falando mal do... deixa pra lá!!

Masegui disse...

Daniel, gente boa!

Jogue o torneio e reative o blog, pô!

Abração!

Daniel Castro disse...

"Isto só acontece a quem, além de capivara, é também anta, toupeira, burro, estúpido e idiota!"

Mário, não jogo mais com você, porque você ofendeu um grande amigo meu. :-)

Masegui disse...

Oi Daniel, meu algoz!

Sem essa de não jogar mais, quero minha revanche!!