terça-feira, 10 de março de 2009

Visual novo e um agradecimento especial

O Recanto tá de cara nova. Não sei se ficou legal ou se piorou o visual, mas acho que ficou mais de acordo com o nome do blog. Eu mesmo tirei a foto, na beira do Piranga, e tive um trabalho do cacete pra ajeita-la no cabeçalho. Capiware, sacumé, né? Bem, fica assim por enquanto. Se o Obama me ligar ou a Juliana Paes reclamar eu penso no que fazer.

Agradecimento especial

Silvio Cunha Pereira, atual Campeão Catarinense, professor de xadrez e autor do excelente blog All That Chess, incluiu-me em sua lista de devedores - Devo, não nego, pagarei se Deus permitir!

Em um antigo post (Dr. Walter e o bispo da cor errada) eu mostro uma posição, extraída de uma partida amistosa, com um interessante final de bispos de cores opostas. Jogando com as peças negras eu consegui um empate numa posição claramente inferior. Devo ter jogado bem, já que empatei, mas sempre achei que as brancas poderiam vencer com um jogo mais preciso. Alguns de meus minguados leitores tentaram ajudar mas não chegamos a conclusão alguma.

Passado algum tempo eu tive uma grata surpresa. Mestre Silvio fez a gentileza de analisar a posição em seu blog e mostrou como as brancas deveriam jogar para vencer o final. Além disso ele deu alguns exemplos relacionados ao tema e outras dicas valiosas. Uma verdadeira aula!

O Mestre termina suas análises com as seguintes palavras:
"Essa é uma forma didática de tratar essa posição. Deve haver outras formas mas o principal é que trata-se de uma excelente oportunidade de aperfeiçoar o manejo desse tipo de final."

Quer uma aula sobre o tema? visite All That Chess ou clique aqui: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

Obrigado, Mestre!

2 comentários:

lola aronovich disse...

Oi, Mario Sergio! Que lindas capivaras! Não acredito que vc tenha tantas perto de casa. Aqui também tem, mas elas ficam num parque florestal. Eu realmente acho esse bicho muito fofo, e considero um elogio ser chamada de capivara (claro que, por causa da minha excelência no xadrez, isso nunca aconteceu). "Anta" é outra coisa, porque anta é meio feinha. Mas capivara tem uma cara quadrada que eu adoro. Tá muito bonito o seu visual novo.

Masegui disse...

Oi Lolinha,

Elas são lindas mesmo! Era um grupo de 7 e eu bati várias fotos (essa ficou melhorzinha) a uns 5 metros de distãncia. As enchentes desalojaram as coitadinhas, eu acho.

Apesar da beleza eu tenho tentado deixar de ser capivara, sacumé,né!