sábado, 16 de julho de 2011

Minha prima é campeã brasileira!

Quando me mudei para Gov. Valadares, nos anos 80, minha patroa dizia às novas amigas e vizinhas que eu era primo de Ulisses Guimarães! A maioria entendia a brincadeira, mas algumas distraídas levavam a sério, tanto que cheguei a receber condolências quando da morte do ilustre deputado!

A partir daí aproveitei o gancho e todos os "Guimarães" importantes e famosos passaram a ser meus primos...  

A última edição da Rádio Xadrez tem como convidados Evandro Barbosa e Artemis Guimarães. Eu já havia baixado o programa mas não encontrava tempo para ouvir. Agora que o Evandro conquistou merecidamente o título de MI e a "prima" Artemis venceu brilhantemente o Campeonato Brasileiro Feminino 2011 eu arrumei um tempinho!

O programa está interessante e divertido, como sempre. Eu gostei muito e quero fazer uns comentários a respeito dos convidados, dois jovens que eu acho que têm um futuro brilhante pela frente, nos tabuleiros e na vida!

Evandro Barbosa eu conheço pessoalmente, já nos trombamos em torneios mineiros alguns anos atrás. Embora eu não tenha tido a oportunidade de ter uma boa conversa com ele, apenas fomos apresentados e trocamos cumprimentos, eu o tenho em boa consideração. Se é amigo de meus amigos, então é boa gente! A impressão que tive é que ele é um garoto humilde, tranquilo e boa praça. Para mim é o suficiente!

No início do programa ele estava um pouco tímido e como todo bom mineiro ficou na dele, aguardando os acontecimentos. Depois se soltou e mostrou ser um cara inteligente e que manja do riscado. Pelo que entendi ele está se dedicando exclusivamente ao xadrez, como jogador e treinador. Ele tem talento suficiente para ser bem sucedido e até conseguir o tão sonhado título de GM... mas neste caso eu tenho um pensamento mais conservador (tô velho) e acho que ele deveria tentar conciliar o xadrez com os estudos. Eu sei que não é fácil frequentar universidade e ser enxadrista profissional, mas ele é jovem (18 anos) e aguenta o tranco!

Artemis Pâmela Guimarães Soares da Cruz é a nova Campeã Brasileira de Xadrez... e minha nova prima, claro! Quando a garota começou a falar e responder às perguntas eu fiquei impressionado! Desenvolta, tranquila, espontânea e inteligente, muito inteligente... e ela só tem 15 anos! Cada vez que a menina falava eu aumentava a lista de adjetivos: serena, madura... a garota deu um show!!

Ah, e ela disse que vai tentar o vestibular para medicina (alô, alô, mestre Evandro!) e tenho certeza que terá sucesso!

A Rádio Xadrez está de parabéns, ótimo programa. Se o xadrez brasileiro depender desses dois jovens talentos estará muito bem servido! Parabéns aos jovens Evandro Barbosa, Mestre Internacional e à Artemis Guimarães, atual Campeã Brasileira de Xadrez.

Nenhum comentário: