terça-feira, 6 de abril de 2010

"Óia nóis aqui travêz"

Neste feriadão meu amigo Daniel Castro visitou a terrinha. Jogamos duas partidas rápidas e acabei me lembrando que sou apaixonado por xadrez e que tenho um blog! :) Preciso por em dia alguns assuntos e pagar algumas dívidas, mas antes quero comentar rapidamente sobre as partidas.

Jogamos no sistema Bronstein - 20 min. + 10 seg. de acréscimo, que vem configurado no meu Saitek. Diferente do Fischer, o tempo de reflexão nunca aumenta. Isto é, você ganha 10 segundos a cada lance, desde que tenha gasto 10 ou mais. Se usar menos recupera apenas o que usou.  

De negras eu joguei uma Najdorf. Ele veio com o esquema Bg5, f4 e Qf3, trocou em f6 e, ao invés de empurrar a peãozada da ala do Rei, sacrificou o bispo em b5. Segurei a barra, roquei e fiquei ganho, mas com o tempo caindo repeti lances pra empatar.

De brancas eu enfrentei um Gambito Dama aceito, tentei sair da teoria logo cedo (ele conhece muito mais) e caimos num meio-jogo equilibrado. Manobras pra lá e pra cá, meti um cavalo em d6 e troquei a madame por 2 duas torres e cavalo. A posição era vencedora, mas o Saitek foi ingrato e me deixou com apenas 16 segundos. Capivarei feio e perdi.

Daniel disse que estava fora de forma e calculando mal. É verdade, ele joga mais do que isso e eu tive as duas partidas na mão. Joguei razoavelmente e não cometi nenhum erro grosseiro (exceto o último lance da segunda partida, que não conta muito porque o relógio já tinha decidido a peleja). Assim, fiquei satisfeito com meu desempenho, embora considerando o resultado final, e o que vale é bola na rede, eu continuo o mesmo capivara de sempre. :)

FMX
Voltando aos assuntos pendentes, um deles é com respeito às reclamações contra a Federeção Mineira de Xadrez. O que me levantou a bola foi um email anônimo que recebi, contendo queixas e acusações sem muito fundamento. A princípio eu não daria confiança, por ser anõnimo, mas havia entre os destinatários algumas pessoas que conheço, então pedi maiores esclarecimentos. O que recebi de volta foram novas acusações vagas, do tipo "A FMX está usufluindo (sic) do poder de forma errada" e outras referentes a valores de taxas", etc.

No site do CEPEX existe algum material a respeito das desavenças e da criação de ligas independentes. Eu não vou entrar no mérito da questão porque envolve assuntos políticos e até (parece) de caráter pessoal. Eles que são brancos que se entendam!

Na minha opinião a FMX está fazendo um ótimo trabalho. Nunca tivemos tantos (bons) torneios como nos últimos anos. Quem conheceu o xadrez mineiro dos anos 80 e 90 deve se sentir no paraíso! Claro que deve ter alguma coisa que pode ser melhorada, sempre tem, mas no geral, tá bão demais, sô!

Abração!