terça-feira, 29 de julho de 2008

O Retorno da "Bunitinha"

Mês de férias escolares é sempre atribulado para quem está eternamente de férias.
Muitos afazeres, sem tempo para estudar ou jogar xadrez. Portanto, sem coisas novas
pro Recanto. Estava até pensando que ia terminar o mês com apenas um post quando
de repente cai do céu um presentinho: A volta do Sávio, para alegria de 99,99% do GDCX
(sim, existe uma certa dissidência!)

E não é que o "homi" voltou afiado? Usando uma de suas armas preferidas (Fishing Pole)
ele já criou uma "bunitinha". Eis o que ele disse na mensagem ao grupo:

Eu to "vortando", entonces: A "bunitinha" do dia!
Pessoal, fiquei meio afastado, ainda estou, mas a saudade fala mais alto algumas vezes,
entonces como apliquei uma "bunitinha" numa cabra MI lá do ICC, achei legal compartilhar
com oces, ora , ora....

E no final da mensagem um recado para mim:

Ei Masegui, caso queira pode publicar com os comentários, no meu blog preferido, ou seja
o seu, pois a partida é boa no sentido teórico.

Assim, com os comentários do próprio, a bunitinha do dia:

[Event "ICC"]
[Site "Internet Chess Club"]
[Date "2008.07.28"]
[Round "?"]
[White "alegro"]
[Black "gbsalvio"]
[Result "0-1"]
[ECO "C65"]
[WhiteElo "2002"]
[BlackElo "2104"]
[Annotator "Gbsalvio"]
[TimeControl "3300+40"]

{Como to "melhorando" o meu Fishing Pole contra a Espanhola, nada melhor do
que testar a "novidade" contra um titulado Fide, neste caso uma MI mexicana
Alejandra Guerrero Rodriguez}
1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bb5 Nf6 4. O-O Ng4 {Posição standart do Fishing Pole}
5. h3 {Agora começam minhas análises, pois antes não voltaria meu cavalo de
jeito nenhum e jogaria agora 5...h5} Nf6! 6. d4 (6. Bxc6 dxc6 7. Nxe5 Be6
8. d3 g5 {Era isso que tinha analisado e esperava jogar. A partida entra mais
ou menos nas minhas análises}) 6... exd4 7. Nxd4 a6 8. Nxc6 dxc6 {O lógico aqui
era trocar as Damas e jogar um final um pouco melhor de brancas} 9. Bd3 {Não
entendi, agora tenho liberdade pra jogar na ala do rei. A "orelha de burro" de
h3 se fará presente} Be6 10. Nc3 g5! {O sinal do ataque, ou como diria Semi Amar,
amigo do Csparrow daqui do grupo e do MI Helder Camara: "Rumo ao Rei"} 11. Bxg5
Rg8! {Pronto o branco a partir daqui tem é que ficar esperto, pois tenho muitas
"naves" apontadas para o pobre monarca branco...} 12. f4 h6 {Pedindo explicações
ao padre} 13. Bxf6 Qxf6 14. e5 (14. Kh1 O-O-O 15. e5 Qg7 16. Qe2 Kb8 {Era o que
eu esperava seguir, mas o branco me ajuda muito e encurta demais esta partida})
14... Qh4 15. f5?? {Bom a partir de agora tudo é fácil, é só partir pro abraço,
ou melhor assinar a sumula} Qxh3 16. Qf3?? (16. Be4 Bc5+ 17. Rf2 Bxf5 {ganhando})
16... Bc5+ {e ai leva mate né...} 0-1

Para os interessados na Fishing Pole reproduzo abaixo um questionamento do Paulo
Santoro e a resposta do Sávio:

Paulo: Legal, Sávio! Mas o mais importante nessa partida seria explicar por que
essa mudança agora, recuando o Cavalo, em vez de jogar h5.

Sávio: Não vou me aprofundar, mas depois de 5...h5 as brancas simplesmente não
tomam em g4, frustando assim as negras ou tomam quando isso é propício e ficam
em vantagem. Então pensei cá com meu botões, se as brancas jogam a "orelha de
burro" em h3, talvez dê para aproveitar, já que não fiz ainda o roque pequeno.
Sempre que um dos lados joga h3 e/ou h6 o bando opositor sempre tem como tema
jogar g4 e/ou g5 e tocar a "orelha de burro", e com o auxilio de uma torre em
g8 ou g1 ter um ataque perigoso, isso claro pra jogadores que gostam, como eu,
de sempre "morder" a orelha do monarca adversário o mais rápido possivel. Se não
fui muito claro, que me desculpem, mas que a Fishing Pole continua em evidência,
ah isso continua, uai...

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Sávio.

Esclarecendo pra quem não sabe:

Alegro é a WIM Mexicana Alejandra Guerrero Rodriguez, um forte e atuante jogadora no ICC, que trabalhou na organização do mundial do Mexico em 2007.

Ah, mais um adendo, o árbitro principal deste mundial, que foi vencido pelo Anand, foi o nosso querido AI Antonio Bento, de Brasília, isto deve ser motivo de orgulho para nós brasileiros também!

Masegui disse...

Eu acompanhei o mundial de 2007. Como não houve nenhum incidente, palmas para o Bento, hoje um dos mais bem conceituados árbitros do mundo.

Anônimo disse...

Bonita partida...

Calerom disse...

Como um fuçador de aberturas antigas/raras/pouco jogadas, achei interessantíssima a idéia do Fishing Pole, lembrando que este conceito pode ser empregado nas variantes de câmbio e na Steinitz Diferida da Espanhola.

Parabéns pelo blog.

Masegui disse...

Calerom,

Não sei se vc viu, tem outras matérias sobre a Fishing Pole aqui no Recanto.

Obrigado pelo comentário e pela visita. Volte sempre!