quarta-feira, 23 de abril de 2008

Xadrez e Birita

3ª rodada do II TOP-GDCX

Mais uma partidinha pelo torneio do GDCX e desta vez contra meu correligionário
Celso Martins. Ambos somos capivaras, uma "baba" em partidas rápidas e jogamos
no time dos "bebe e pita", o que só faz aumentar nossa afinidade.
Antes de mostrar a sapecada que dei no meu amigo, vou contar uma historinha pra
amenizar o sofrimento dele:

Família reunida num sítio no fim de semana. Farra sábado à noite e "paiada" no
domingo de manhã. Tomamos todas e mais algumas. Almoço e cochilo. Por volta de
4 da tarde estávamos, eu e um cunhado, sentados perto da porteira, à sombra de
uma árvore, esperando o resto da turma e curtindo uma ressaca braba. Minha boca
estava com gosto de barulho de avião!
De repente surgiu um velho caminhando estrada afora, o sol rachando na cabeça.
Caminhando não, cambaleando! O velho ia de um lado pro outro, em tempo de cair
na poeira, tamanho era o ferro. Não fosse a dor de cabeça no momento eu teria
inveja! Quando o velho passou por nós, o sacana do meu cunhado mexeu com ele:
- É, Sô Zé, que ferro, hem!
O velho deu mais uns 3 ou 4 passos, parou, virou para trás e respondeu com a cara
mais sem-vergonha que eu já vi:
- "Podeno andá bêbo, bobage andá são!"

Sábias palavras, nunca mais esqueci. Bela filosofia de vida. Virou moda na turma,
principalmente quando as patroas reclamavam que a gente bebia demais.

Bem, vamos deixar em paz a vida alheia e voltar ao que nos interessa, Xadrez.
Eu sei que o Celso gosta da Siciliana. Como eu tenho uma noção do que jogar, não
fiz uma preparação adequada, mesmo porque são tantas as variantes que não vale a
pena perder tempo. Não adianta estudar na véspera do exame, experiência própria.
O negócio é, se for o caso, tirá-lo do livro o mais cedo possível. E vamos lá.

Masegui X CelsoMartins
II TOP-GDCX - 3ª rodada

1. e4 c5 2. Nf3 d6 3. d4 cxd4 4. Nxd4 Nf6 5. Nc3 a6 6. Be2
Se ele se deu ao trabalho de olhar alguma de minhas partidas se ferrou, nunca
joguei isto antes! Meu lance preferido é 6.Bc4.
6... e5
Lance importante no desenrolar da partida. Esse posicionamento do peão do Rei
em e6 ou e5 faz muita diferença na abertura e direciona o meio jogo.
7. Nb3 Be7 8. O-O O-O 9. f4!
A exclamação não significa que este seja o melhor lance na posição, nem o mais
jogado, mas está aí pelo fator psicológico. As brancas tem muitas opções e uma
que estive a ponto de jogar foi 9.a4, para impedir b5. Eu sempre gostei de jogar
esta linha de pretas e meu esquema era mais ou menos assim: Be6, Rc8, Qc7 e depois
Bc4, atazanando a retaguarda das brancas ou trocando o bispo de casas brancas e
enfraquecendo e4. Lógico que o lance b5 estava inserido no contexto. Aliás, na
minha opinião este é o lance que as negras deviam fazer agora, mas algo me dizia
que o Celso viria com o bispo para e6 imediatamente.
9... Be6
Não falei? Estou parecendo o Lasker, jogando de acordo com o parceiro e não com
a posição! :)
10. f5
Feio? esquisito? pode ser, mas estou de acordo com meu plano: sair do livro,
derrubar qualquer preparação, entrar no meio-jogo com uma posição razoável e de
lambuja levar o par de bispos, já que voltar o padreco é reconhecer a perda de
tempo e é pouco provável que ele o faça.
10... Bxb3 11. cxb3
Eu sei, eu sei, sempre capturar em direção ao centro! Acontece que plano é plano.
Quem sabe um dia esse 3 a 2 não se transforma em um peão passado?
11... Nbd7 12. Be3 Rc8 13. Bf3
Pode até ter coisa melhor, mas vou defender e4 porque esse povo que joga a Siciliana
adora sacrificar a qualidade em c3. E tem outra coisa, é melhor economizar tempo e
aguardar os acontecimentos. Cansei de partir pra cima e tomar bola nas costas.
13... b5
ôpa, lá vem o homi. Agora parece Siciliana!
14. Qe2!?
Agora aconteceu uma coisa que só acontece em partida via internet: a patroa acordou
e apareceu de repente - estava tirando um cochilo... não critiquem, ela merece. Falou
alguma coisa e respondi com um grunhido. Ela viu que eu estava jogando e perguntou se
eu queria um café. Aceitei. Eu estava pensando em jogar Qd2 e trazer as torres para
as colunas centrais. Chegou o café e eu ví de relance que se ele jogasse b4 o peão de
a6 ficaria bambo. Botei a dama em e2.
14... Nc5 15. b4
Ôpa, socê num qué, eu quero! Ganho espaço na ala da dama, expulso o cavalo (ele não é
besta de dobrar peão da torre de graça) e ganho tempo pra trazer as torres pro centro.
15... Ncd7 16. Rfd1 Nb6 17. Rac1 Nc4
Meu vizinho (um alemão que mora no quinto andar) me disse depois da partida que era
melhor o negro jogar d5. Na hora eu achei que não era possível pois a minha torre
está na mesma coluna da dama negra.
18. Bf2
Joguei "tomaticamente". Quero manter o par de bispos para o final.
18... Qd7?
Êpa, capivarou feio. Tirou a defesa de b6. Pra onde vai seu pangaré se for atacado?
19. b3 Na3 20. Qb2
He, he, he. Sabe o que uma onça perguntou pra outra? oncevai?
20... d5 21. Qxa3 dxe4 22. Rxd7 1-0

Celso, meu rapaz, entenda, eu tinha que vencer mesmo, seria falta de respeito você me
derrotar. Jogamos no mesmo time, mas sou mais velho e tenho mais tempo de janela.
Questão de hierarquia! Passe aqui pra tomar uma branquinha comigo!

*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*

[Event "FICS rated standard game"]
[Site "FICS, San Jose, California USA"]
[Date "2008.04.21"]
[Round "3"]
[White "Masegui"]
[Black "CelsoMartins"]
[Result "1-0"]
[ECO "B92"]
[WhiteElo "1808"]
[BlackElo "1536"]
[TimeControl "3600+1"]

1. e4 c5 2. Nf3 d6 3. d4 cxd4 4. Nxd4 Nf6 5. Nc3 a6 6. Be2 e5 7. Nb3 Be7 8. O-O
O-O 9. f4 Be6 10. f5 Bxb3 11. cxb3 Nbd7 12. Be3 Rc8 13. Bf3 b5 14. Qe2 Nc5 15.
b4 Ncd7 16. Rfd1 Nb6 17. Rac1 Nc4 18. Bf2 Qd7 19. b3 Na3 20. Qb2 d5 21. Qxa3
dxe4 22. Rxd7 1-0

2 comentários:

Paulo Antonio dos Santos disse...

Seu blog é demais Mário! Gosto muito das suas histórias e dos seus comentários. Mas posso dar uma sugestão? Seria possível colocar os comentários das partidas também no pgn? Fica mais fácil pra nóis.

Masegui disse...

Paulo Antonio,

Obrigado pelos elogios!
Sobre o PGN, o problema é que os sinais complementares (boa e má jogada, jogada duvidosa, etc.) ficam truncados. Mas prometo que vou tentar.
Continue prestigiando e dando seus pitacos, são sempre bem vindos.
PS.: Não sou filatelista, mas gostei da idéia de mostrar no seu blog os selos com o xadrez como tema.
Abração, Mário Sérgio