sábado, 27 de fevereiro de 2010

Choradeira, FMX e Rádio Xadrez

E aí, pessoal, cumé que tá o batido da lata? Certim que nem boca de bode? Se tá tudo bem, beleza, porque por aqui a coisa tá braba: só resolvendo probleminhas particulares e levando a vida como Deus quer... Xadrez que é bom, neca de pitibiriba! Se não fosse o Luciano aparecer por aqui no domingo passado e jogar uns blitz eu nem lembraria que tenho um blog... e 15 seguidores malucos a quem devo satisfação... é, pra seguir as besteiras de um capivara mais pra lá do que pra cá, só podem ser doidos! :)

Mas, então, do que eu estava falando, mesmo?... ah, lembrei, de p*##@ nenhuma, só me desculpando pela paradeira geral e chorando a falta de parceiros na cidade :) Mas até que tenho algumas coisas pra postar: minha partida com o Daniel (devo, não nego, pagarei quando puder), uma excelente partida do Gbsalvio (meu guru e mestre) usando a Traxler, uma de suas armas favoritas, e ainda alguns pitacos e sugestões para a FMX

FMX

A verdade é que recebi uns emails sentando a púa na atual administração da FMX e andei dando uma de advogado de defesa, principalmente por causa dos ótimos torneios realizados no ano passado. O problema é que algumas reclamações fazem algum sentido e precisam ser analisadas com carinho. Mesmo sendo um capivara assumido eu me acho no direito de dar uns pitacos, afinal, nosso estado tem "meia dúzia de 15 ou 20 jogadores" de bom nível e o resto é + ou - "que nem eu"! Assim, somos maioria! :) Bem, mas isto fica pra outra hora, o assunto é sério e precisa de muita reflexão.

Rádio Xadrez

Mudando de pau pra cavaco, eu gostaria de recomendar a vocês a Rádio Xadrez!, uma iniciativa do Tiago Augusto dos Santos*, enxadrista formado em jornalismo pela Universidade de Taubaté. Visite o blog Vida em Miniatura, baixe os arquivos e ouça... simplesmente sensacional!

Vejam só quem já participou como convidado do programa: MI Krikor Mekhitarian, GM Gilberto Milos, AI Pablyto Robert (presidente da CBX) e MI Rodrigo Disconzi. Além disso a Rádio conta com a participação de uma galera muito bacana, que faz jus à vinheta do programa: "eles não ficam em cima do muro!". O bate-papo é descontraído e as entrevistas são muito interessantes. Vale a pena, não percam!

*Tiago Augusto, ou TADS, eu conheço apenas virtualmente. Eu o chamo de "meu capitão", porque fomos parceiros de equipe em um torneio no FICS, organizado pelo GDCX... e fomos campeões!. Ele é o autor do vídeo-documentário Vida em Miniatura (mesmo nome do blog) que foi seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo, um material de primeira qualidade, muito bom, mesmo!

Bem, é isso pessoal,  abração!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Xico Xadrez

O Mês de fevereiro começou triste para os amantes da arte de Caissa, com a morte prematura de Francisco José dos Santos Neto, conhecido em nosso meio como Xico Xadrez.

Jornalista de profissão e enxadrista de coração, Xico Xadrez foi Bi-campeão mineiro, vencedor de inúmeros torneios e um dos maiores incentivadores do esporte da mente aqui nas Minas Gerais, principalmente na região do triângulo onde foi um dos fundadores da LUX - Liga Uberabense de Xadrez.

Eu não o conhecia "oficialmente", ou seja, nunca fomos apresentados, mas eu gostava dele "por tabela!", já que todos os amigos em comum falavam bem dele. E também porque em nossos eventuais encontros pelos torneios mineiros, ele sempre me pareceu um cara simples e afável, sem frescuras, o típico boa gente!
Realmente uma grande perda. Que Deus o tenha, Xico!