sábado, 31 de outubro de 2009

Batalha entre amigos

Devido a problema$ pe$$oai$ meu ciclo de torneios este ano terminou. Acabou-se o que era doce. Como dizem por aqui "kbô a grana kbô a farra", ou "acoistapreta"! Mas não há de ser nada, para o ano "tamo de vorta"!

Enquanto isso, para não fechar o mês em branco e nem deixar meus 7 leitores morrendo de saudades, vou mostrar uma partida que dois bons amigos, Daniel e Alisson, jogaram recentemente.

Antes um aparte: quando digo "bons amigos" não é de graça, não. Não estou fazendo média nem rasgando seda à toa! Esses dois são ótimos enxadristas e excelentes companheiros, sabem por quê? porque com eles eu falo de xadrez tomando cerveja!! Meu último encontro com cada um deles foi na mesa de boteco... xadrez e birita, quer coisa melhor?

Por um capricho de Caissa eles se enfrentaram no último torneio classificatório do mineiro, disputado esses dias em BH. Daniel me enviou a partida e eu dei uma rápida olhada com a ajuda de Ribamar. Ele sacrificou um bispo para manter o rei negro no centro, sob pressão e Alisson não encontrou a melhor defesa, coisa complicada num ritmo de 1:10h nocaute. Ambos cometeram falhas e o resultado poderia ser outro, mas no final venceu o mais atrevido!

Na troca de emails eu e Daniel tivemos um diálogo mais ou menos assim:
Eu: Gostei do sacrifício, apesar de meio furado...
Ele: A intenção foi essa... estudei mais de cem partidas do Tal, não aprendi nada, mas pelo menos posso jogar como ele! :)

Segue a partida:


Enquanto escrevo estas linhas, nesta bela manhã de sábado, ambos estão jogando os Abertos do Brasil: Alisson em Brasília e Daniel em Caxambu-MG. Outro capricho de Caissa: Daniel enfrenta neste momento meu eterno mestre Rogério Fontoura. Tô doidim pra saber o que é que deu!