terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Papai Noel existe!

O natal já foi uma época boa. Quando eu era garoto a família se reunia pra muita comilança, muita festa e muita alegria. Depois veio o tempo em que meus meninos eram pequenos e Papai Noel fazia a diferença, era maravilhoso! Agora é um pouco triste, os meninos cresceram, pessoas queridas não estão mais aqui e a saudade é o sentimento mais forte...
Bem, estamos vivos, temos que dar graças a Deus! Essa nostalgia me persegue há anos, acho que estou ficando velho, he he he! Êpa, não é bem assim, o correto é ho ho ho, afinal de contas, Papai Noel existe!

Na véspera de natal eu estava curtindo essa nostalgia quando de repente ouvi uma gargalhada, seguida de uma euforia contagiante no quarto dos meninos: Dudu estava todo contente porque venceu uma partida de xadrez no Yahoo em apenas 12 lances! Fez uma festa enorme por uma "coisica de nada", mas explica-se: apesar de não ser mais criança, no xadrez ele ainda está no jardim da infância! "Põe no blog, pai, põe no blog, ho ho ho, Papai Noel existe!"

Fiquei à mercê das palhaçadas e gozações de um pirralho que só me chama pra jogar quando tomo umas biritas (ele diz que a pinga tira meus reflexos - afirmativa constantemente refutada!) Resolvi, então, entrar no FICS (depois de longa ausência) e também pegar meu presentinho de natal. Deu certo, Papai Noel existe!

Abaixo os presentinhos recebidos por Capi-Jr e Capi-Mor, jogadas respectivamente no Yahoo e FICS, ao ritmo de 5 0:





À noitinha recebi a visita do amigo Luciano, tradicional adversário dos blitz das quintas-feiras e meu saco de panc, digo, sparring oficial! Ele estava com sede de vingança, sentimento não muito adequado para a data, mas justifica-se: em nosso último encontro sapequei-lhe um 6 a 0! Ele tentou se vingar pra cima do capivara júnior e tomou 7 a 1 na fuça! Eu até chamei a atenção do Eduardo: Ô filhim, não se trata assim uma visita!

Bem, desta vez o espírito natalino não foi capaz de aplacar o instinto vingativo do Luciano, que sapecou um 5 a 3 no Capi-Jr e arrancou um 2 a 2 comigo (eu devia estar bêbado, só pode!). Saiu daqui feliz da vida com seu presentinho de natal. É, Papai Noel existe, mesmo!

Feliz 2009!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Semifinal do Mineiro - Nova Lima (2)

Resenha

O evento transcorreu de forma tranquila e bem organizada. O ambiente foi bom e saudável, como deve ser um torneio com a participação de jogadores de alto nível do xadrez mineiro.

Reencontrei bons amigos que fiz em Tiradentes: Júlio Eimard, Sheridan Ribeiro, Marcelo Moura, para citar alguns. De Viçosa, o grande José Carlos Peixoto (Cacau), excelente companheiro, que ainda fez a gentileza de me dar uma carona mais que providencial para BH, ao final do torneio.

Entre os vários novos amigos o companheiraço Robson Batista, de Bueno Brandão (sul de Minas), companheiro de hotel e da cervejinha no sábado á noite. Ele apresentou-me seu professor à distância, Gerson Peres Batista, proprietário do Clube de Xadrez, um dos melhores sites do Brasil. O Gerson, de reconhecida competência enxadrística e empresarial, é uma simpatia de pessoa.

Falando em velhos conhecidos, tive a satisfação de dar um abraço em Nelson Castelo Branco, que eu não via há mais de vinte anos (continua o mesmo, só que mais redondinho) e também em Rogério Lemos Fontoura, velho amigo dos anos 80 em Gov. Valadares e quem eu considero meu primeiro professor de xadrez.

O torneio teve alguns episódios peculiares. Vou narrar os fatos sem citar os nomes dos envolvidos. Conto o milagre mas não digo o nome do santo!

Congresso técnico

No início do congresso técnico, entre as instruções de praxe e a formação do Comitê de Apelação, criou-se um pequeno imbróglio, que atrasou o início do torneio em cerca de 1 hora. O problema era que dois enxadristas, de reconhecida competência técnica, estavam em situação irregular, uma vez que não estavam cadastrados na CBX pela FMX, conforme exigia o regulamento da competição. Como se tratava de mera formalidade, já que um simples email faz a transferência, resolveram por colocar o caso em votação e a maioria (eu inclusive) optou por permitir a participação deles.

Celular

Dois enxadristas, em rodadas distintas, perderam a partida devido ao toque de celular! Semelhante ao que aconteceu recentemente com o GM Nigel Short, os respectivos celulares estavam desligados e "despertaram" de repente! Uma pena.

Fato inusitado

Aconteceu na 4ª rodada. Noite de sábado, última partida a terminar. Nosso amigo estava totalmente ganho mas o adversário não abandonava, especulando com o apuro de tempo. Considerando que são 30 segundos de acréscimo por lance, mesmo com a obrigação de anotar, é muito tempo. Isso deixou nosso amigo bastante aborrecido, ele estava exausto, passava de meia-noite. Resolveu pelo mais simples, promover os peões restantes para facilitar o mate. Colocou o peão na oitava, acionou o relógio e substituiu o peão pela dama, nesta ordem! O adversário acusou o lance irregular e o árbitro acatou. Nosso amigo ficou ainda mais nervoso e promoveu outro peão. Na pressa repetiu o erro e o árbitro foi obrigado a dar-lhe a segunda advertência. Totalmente transtornado, nosso amigo levou o terceiro peão à "sétima casa", colocou uma nova dama na oitava e acionou o relógio!! O adversário acusou o erro e o árbitro decretou a derrota de nosso amigo, que ainda teve que assistir o indivíduo vibrando como se tivesse marcado um goal!

Nosso amigo teve que ser convencido a não abandonar o torneio, de tão indignado que ficou, mas como era de se esperar, teve atuação apagadíssima nas rodadas restantes. Mais calmo, mas ainda visivelmente contrariado, ele me disse no dia seguinte que "era a primeira vez que perdia com 3 damas de vantagem".

Agradecimento especial:

Meus sinceros agradecimentos ao Castanheira, tesoureiro da prefeitura de Nova Lima, que quebrou todos os galhos possíveis para facilitar minha estadia na cidade (reservou hotel, resolveu pepinos e andou comigo pra tudo que é lado). Lá ele é conhecido como "Castanheira", mas para mim continua sendo o amigo de infância Edyzinho, moleque bom de bola, brincalhão, gozador, enfim, a "bubiça" de sempre. Devo umas geladas, amigão!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Semifinal do Mineiro - Nova Lima (1)

A princípio eu não jogaria em Nova Lima. Depois de me classificar em Tiradentes (outubro) o único contato com o xadrez foi acompanhar algumas partidas da olimpíada de Dresden. Nada de jogar no ICC ou FICS, nenhum treinamento, desânimo total. Não fosse a insistência da patroa e "dus mininu" eu não teria nada pra contar! Argumentos como "passeio, esquecer os problemas, rever os amigos, jogar xadrez, ambiente de torneio, torneio FIDE, etc., são difíceis de refutar! Quando eu disse que não estava preparado para um torneio tão forte, Eduardo retrucou "o máximo que pode acontecer é você perder as 6 partidas, Dad, mas e daí? você não diz que joga pra se divertir? Você tem a chance de jogar o primeiro torneio FIDE da sua vida e vai ficar com viadagem?". Irrefutável. Nova Lima, lá vou eu... e seja o que Deus quiser!

Detalhe - Acordei de madrugada para viajar e deparei-me com um bilhete sobre o teclado do PC:

Arrebenta lá FB!!

Dê o seu máximo, mas não se esqueça
que você vai lá pra se divertir e não
para esquentar a cabeça!!

Beijão, Dudu.


Ps.: FB são as iniciais de "Father Barrigudo"

Devo confessar que, apesar do cansaço, acomodações precárias e uma atuação pra lá de sofrível, valeu a pena! Meu resultado: 2,5 em 6 (+1=3-2), foi melhor do que eu esperava. Um torneio desse nível, com 1 MI e 3 MF além de um monte de feras, vamos ser honestos, foi até "bão demais!".

Ainda vou fazer uma resenha do torneio e postar minhas capivaradas, por ora eis a classificação geral onde os 10 primeiros (em negrito) estão qualificados para a grande final.

Campeonato Mineiro 2008 - Semifinal - Nova Lima(MG)
(Posição final - pela ordem de desempate)

1 - IM Wellington Carlos Rocha - 5,0 pontos

2/9 - FM Roberto Junio Brito Molina, Frederico Gazel, Sérgio Eduardo de Oliveira, Júlio Lapertosa, FM Luiz Alexandre de Souza Gomes, FM João Bosco Amado Ladeira, Júlio Sílvio Bueno Filho, Marcelo Moreira de Moura - 4,5 Pontos

10/14 - Gérson Peres Batista, Bruce Vicente Ramos, João Luis Magalhães, Vinícius Pires dos Reis, Marco Túlio Gomes - 4,0 Pontos

15/20 - Maicon Ferreira dos Santos, Gilmar Dias Machado, Eduardo Batista Q. da Silva, Walter de Sousa Godinho, Tito Herculano Diniz, FM Arthur Gontijo Chiari - 3,5 Pontos

21/28 - João Carlos da Costa, José Antônio Nery Júnior, Osmar Miranda da Silva Jr, Gilberto Cardoso, Rogério Lemos Fontoura, Luan Henrique Soares, Juliano Simão Mendonça, José Ranulfo Pereira Mendes - 3,0 Pontos

29/40 - Deyvison Jon Pereira dos Santos, Gabriel Marques Pereira, Wagner José da Silva, João dos Reis Jr, Jerry Dibay, Carlos Henrique Caldeira Gomes, Igor Mota Esteves, Sheridan Luiz Telles Ribeiro, Ricardo Martins de Almeida, Crisolon Terto Vilas Boas, Yan de Melo Vasconcelos, Mário Sérgio de Souza Guimarães - 2,5 Pontos

41/47 - Valdinei da Silva, Caíque Melo Rêda, José Carlos M. Peixoto da Silva, Danilo Machado Pires, Júlio Eimard de Freitas, Davi de Souza, Rodevaldo Aparecido Costa - 2,0 Pontos

48/49 - Robson Batista da Silva, Warlon Lyncon N. Rosa - 1,5 Pontos

50/51 - Luiz Henrique da Silva Costa, Rogério Mascarenhas Paixão - 1 Ponto